Folha de S. Paulo


Ministro diz que PEC que enfraquece o Supremo é inconstitucional

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes subiu o tom nesta quinta feira (25) ao criticar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que submete decisões da Corte ao Congresso.

"[A proposta] é inconstitucional do começo ao fim, de Deus ao último constituinte que assinou a Constituição. É evidente que é isso. Eles rasgaram a Constituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal", disse.

Oposição vai ao Supremo contra PEC que tira poderes do tribunal
Ministros do STF criticam proposta para submeter decisões da Corte ao Congresso
Comissão da Câmara aprova PEC que submete decisões do STF ao Congresso

Joedson Alves - 17.jun.09/Folhapress
Gilmar Mendes, ministro do STF
Ministro do Supremo Gilmar Mendes

A proposta foi aprovada ontem pelos deputados da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

Mendes afirmou que a aprovação foi constrangedora. "O que ficou entendido nesse episódio é o fato de uma matéria dessa gravidade ter sido aprovada por aclamação, por votação simbólica, sem uma manifestação em sentido contrário."

A PEC estabelece que o Congresso Nacional terá que aprovar as chamadas súmulas vinculantes do STF e a inconstitucionalidade de emendas à Constituição.

O ministro também comentou sobre sua decisão tomada ontem à noite em que suspendeu a tramitação de projeto que inibe a criação de novos partidos.

Questionado sobre comentários de parlamentares de que a aprovação do texto no Senado teria sido tranquila, ele respondeu com ironia. "Vocês acham que foi uma tramitação tranquila e não casuística?"

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: