Folha de S. Paulo


PSDB recorre contra projeto que submete decisões do STF ao Congresso

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), entrou nesta quinta-feira (25) com um mandado de segurança, com pedido liminar, no STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender a tramitação do projeto que submete decisões do tribunal ao Congresso.

A iniciativa ocorre um dia após a Comissão de Constituição e Justiça da Casa aprovar uma proposta que estabelece que o Congresso Nacional terá que aprovar as chamadas súmulas vinculantes do STF e a inconstitucionalidade de emendas à Constituição.

Ministros do STF criticam proposta para submeter decisões da Corte ao Congresso
Análise: Desentendimento entre Poderes chega às raias de um arranca-rabo
Para Entender Direito: Leis, lares disfuncionais e sobrevivência dos estado

"Esse mandado de segurança está sendo interposto pelo PSDB com a fundamentação de que a proposta sequer poderia tramitar porque ela ofende uma cláusula pétrea que é justamente a tripartição dos poderes e a autonomia dos poderes", disse o tucano.

Segundo o líder do PSB, Beto Albuquerque (RS), o partido também estuda recorrer contra a tramitação da proposta na Justiça.

"É uma insensatez essa proposta, uma violência às cláusulas pétreas da Constituição", disse.

O projeto ainda precisa ser discutido em Comissão Especial para em seguida ser enviado ao plenário da Câmara onde precisará do apoio de pelo menos 60% dos deputados.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse hoje que vai aguardar um entendimento entres os Poderes para só depois instalar a comissão.

"O Judiciário pode entender que está interferindo em seus poderes, na relação de harmonia que tem que haver entre Judiciário e Legislativo. Foi uma decisão que nos surpreendeu e estou verificando, mas como a comissão especial nos compete instalar enquanto não houver essa coisa clara, transparente, respeitosa, não farei."

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: