Folha de S. Paulo


Emissário do Vaticano inicia visitas para definir agenda do papa no Rio

O italiano Alberto Gasbarri, executivo responsável pelas viagens do papa Francisco, desembarcou nesta terça-feira (23) no Rio de Janeiro para definir os compromissos do líder da Igreja Católica durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho.

Após reuniões com autoridades e representantes da arquidiocese carioca, Gasbarri vai visitar pessoalmente alguns dos prováveis endereços que entrarão na rota do papa, entre eles, o Hospital São Francisco, na Tijuca, e a residência da arquidiocese no Sumaré, onde provavelmente o pontífice vai ficar hospedado.

Papa deve visitar bolsões de pobreza e viciados em crack
Antes de visita ao Brasil, papa Francisco vira máscara no Rio
Organizadores da Jornada Mundial celebram missa em comunidade no Rio

Um pacote com sugestões de visita foi formulado pelo comitê local e apresentado ao italiano. Fazia parte da lista a igreja da Penha, que não foi selecionada por Gasbarri neste primeiro momento.

Cotado para o encontro do papa com os voluntários, o estádio do Maracanã pode ficar fora da lista. O Riocentro, na zona oeste, foi lembrado como outra boa opção para o encontro com os colaboradores da JMJ.

Ao longo da semana, Gasbarri vai passar pelos endereços com chance de receber a visita do papa. A vistoria inclui ainda as áreas de Copacabana, na zona sul, e Guaratiba, na zona oeste, cenários centrais dos compromissos oficiais da JMJ com a presença de Francisco.

O emissário do papa visitou a base aérea do Galeão e o hotel que vai abrigar alguns jornalistas estrangeiros.

Valdrin Xhemaj - 13.mar.2013/Efe
O papa Francisco (de branco) saúda fiéis na praça de São Pedro; à sua esquerda, o brasileiro dom Claudio Hummes (de vermelho)
O papa Francisco (de branco) saúda fiéis na praça de São Pedro; à sua esquerda, o brasileiro dom Claudio Hummes (de vermelho)

Em nota divulgada pela assessoria da JMJ, Gasbarri falou sobre as alterações no roteiro da jornada:

"Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe: mudou o Papa. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade".

Gasbarri cogita visitar o município de Aparecida (SP), que também deve entrar na agenda. O próprio papa Francisco já disse que gostaria de visitar o santuário local, onde já esteve em 2007 durante uma conferência episcopal.


Endereço da página:

Links no texto: