Folha de S. Paulo


Representantes de TRFs vão propor alternativas a novos tribunais

Após reunião com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, representantes dos cinco TRFs (Tribunais Regionais Federais) decidiram nesta terça-feira criar uma comissão para estudar alternativas à criação de quatro novos tribunais.

"Há soluções mais viáveis sem criar todo um aparato, toda a estrutura gigantesca, com gasto muito menor", disse o presidente do TRF-1 (com sede em Brasília), Mário Ribeiro. "Alternativas são várias. Cerca de 85% dos processos são casos previdenciários, desses, cerca de 45% são causas decididas em razão da função delegada aos juízes de direito."

Presidente do STF critica aprovação 'sorrateira' de mais tribunais
Temer diz que PMDB tem dúvida 'jurídica' sobre criação de tribunais
Criação de tribunais sofre resistência no Congresso Nacional
Custos e gargalo nos TRFs opõem presidente do STF a juízes federais

Segundo ele, recursos dessas causas são encaminhados para o TRF e a proposta é que haja alteração do dispositivo constitucional para que seja encaminhado para turmas recursais.

Eles, assim como Barbosa, são contrários à criação dos novos tribunais. "O ministro Joaquim Barbosa já se pronunciou de que há vício de constitucionalidade. Ninguém melhor que ele", completou Ribeiro.

Segundo o presidente do tribunal, o tema foi aprovado sem que o Poder Judiciário tenham se pronunciado.

NOVOS TRIBUNAIS

Ignorando apelos do comando do STF e do próprio Barbosa, a Câmara aprovou no início do mês uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria mais quatro tribunais regionais federais. A proposta depende apenas da promulgação do Congresso Nacional para começar a valer.

Atualmente, existem cinco tribunais regionais --Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul, que julgam processos com origem nos demais Estados.

A emenda aprovada cria tribunais com sedes em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus.


Endereço da página:

Links no texto: