Folha de S. Paulo


Campos desapropria fazendas em Pernambuco após invasões de terra

Após cinco invasões de terra em Pernambuco durante o fim de semana, o governador Eduardo Campos (PSB) convocou nesta segunda-feira (15) líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para o decreto de desapropriação de três fazendas no agreste do Estado.

As terras das fazendas Camaragibe, Repouso e Cajueiro serão utilizadas para reforma agrária. A fazenda Camaragibe já está invadida há cinco anos, segundo o MST.

Propaganda do PMDB de Pernambuco mostra sintonia com Campos
Nos EUA, Campos diz que Petrobras vive situação 'indesejável'
Eduardo Campos critica política de Dilma para economia

O MST informou que o governador tinha prometido, em novembro último, que desapropriaria as fazendas, mas não havia definido uma data.

No último fim de semana, 300 famílias invadiram cinco fazendas na zona da mata, agreste e sertão do Estado. Duas dessas propriedades já haviam sido invadidas.

As ações fazem parte da Jornada Nacional de Luta Pela Reforma Agrária, escalada de atos em memória ao massacre de Eldorado do Carajás (PA), em 1996.

Segundo o MST, apenas uma área foi desapropriada em Pernambuco no ano passado. No Estado, há cerca de 15 mil famílias em 163 acampamentos organizados pelo movimento.

O MST disse que, apesar da assinatura do decreto, a onda de invasões seguirá até o próximo dia 17, Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

"Se ele [o governador] quis usar isso para amaciar a jornada de luta [ele] se deu mal porque para nós não faz a menor diferença. Essa é uma reivindicação antiga nossa e uma promessa antiga dele", disse Cássia Bechara, diretora do MST em Pernambuco.

A Folha procurou na noite desta segunda-feira as secretarias de Imprensa e de Agricultura e o Iterpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco), mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.


Endereço da página:

Links no texto: