Folha de S. Paulo


Ministério Público de SP lança manifesto contra PEC que limita investigações

Promotores e procuradores de São Paulo lançaram nesta sexta-feira (12) um novo manifesto contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37, que está em discussão no Congresso e propõe limitar o poder de investigação do Ministério Público.

"Já estamos fazendo essa campanha há cerca de um ano, buscando espaço para contribuir na formação de opinião da sociedade. Intensificamos agora porque vemos a proposta avançar. Nós pretendemos denunciar os riscos de uma proposta que, em vez de aperfeiçoar a investigação criminal, quer reduzir", afirmou o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa.

Ministério Público do Rio faz ato contra PEC que limita investigações
Ministério Público faz operação para contestar proposta que limita investigação

Chamada de "PEC da Impunidade", a PEC 37, proposta em 2011, restringe os poderes de investigação criminal às polícias civil e federal, impossibilitando a atuação de outros órgãos, como o Ministério Público.

O lançamento da campanha foi realizado na Escola Superior do Ministério Público, em São Paulo.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Promotores e procuradores de São Paulo lançam novo manifesto contra a PEC que propõe limitar o poder de investigação
Promotores e procuradores de São Paulo lançam novo manifesto contra a PEC que propõe limitar o poder de investigação

"Esse trabalho não pode ficar concentrado nas mãos de um só setor, porque é uma concentração indevida de poderes. Na boa República, todos investigam", afirmou Elias Rosa.

Segundo o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti, se a proposta for aprovada, o Brasil será o quarto país do mundo a impedir a investigação por parte de promotores e procuradores. "Somente dois países na África e um na Ásia [limitam a ação do Ministério Público]. São países onde não há democracia", disse.

Para Elias Rosa, a intenção da proposição da PEC é impedir a apuração de crimes contra a administração pública, crimes econômicos e abusos do Estado. "Eles querem impedir que uma instituição como o Ministério Público possa desempenhar na plenitude aquilo que a Constituição definiu", disse.

Em dezembro, os membros do Ministério Público paulista também lançaram um abaixo-assinado eletrônico contra a proposta. A petição, que está disponível no endereço www.change.org/pec37, já chegou a 145 mil assinaturas.

Promotores e procuradores de outros Estados, como Rio de Janeiro, Paraná e Maranhão, também promoveram campanhas contra a proposta nos últimos dias.

MEGAOPERAÇÃO

Na terça-feira (9), o Ministério Público deflagrou uma megaoperação para investigar casos diversos de corrupção em 12 Estados. A iniciativa teve como pano de fundo a campanha contra a PEC.

"O Ministério Público está mobilizando o país e a sociedade brasileira no sentido de mostrar o que se deseja com a PEC 37", disse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ao comentar as operações.

De autoria do deputado federal Lourival Mendes (PT do B-MA), a PEC 37 está em tramitação na Câmara, onde precisa ser aprovada pelo plenário em dois turnos, por pelo menos 3/5 dos deputados --308 dos 514. Se aprovado, o texto segue para votação no Senado.


Endereço da página:

Links no texto: