Folha de S. Paulo


Itamaraty diz que foi necessário dar apoio a Lula

O Itamaraty afirmou que, no caso da visita de Lula aos países da África, "julgou-se necessário, então, conferir apoio das áreas substantivas" ao ex-presidente.

Isso porque, apesar de ser uma viagem privada, as visitas a África do Sul e Moçambique foram "rara ocasião" em que os chefes de governo dos dois países receberam alguém que não era presidente ou ocupante de algum cargo de governo (ou seja, Lula).

Folha Transparência: Veja os telegramas sobre os custos
Governo teve gastos com viagens privadas de Lula
Instituições de ex-presidentes não divulgam contas
Empreiteiras pagaram mais da metade das viagens de Lula ao exterior
No exterior, Lula promete repassar pedidos para Dilma
Outro lado: Instituto diz que objetivo de Lula é o interesse da nação

Por isso, segundo o Itamaraty, foram enviados ao exterior "diplomatas responsáveis pelas relações bilaterais com a África e com organismos regionais africanos".

O Itamaraty não respondeu sobre outros os gastos feitos pelo órgão com Lula, argumentando que não teve tempo para levantar os dados. A Folha encaminhou o pedido ao Itamaraty no dia 18.

Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Lula não comentou especificamente sobre gastos de embaixadas com suas viagens.

Afirmou apenas que "em suas viagens, o ex-presidente participa como convidado de grandes eventos públicos e realiza encontros com lideranças de diversos setores".

Segundo nota assinada por Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, o ex-presidente foi inúmeras vezes recebido pessoalmente pelos chefes de Estado ou de governo nos países visitados.

De acordo com Okamotto, "como é de praxe", as empresas que promovem os eventos dos quais Lula participa pagam os custos de deslocamento e hospedagem.


Endereço da página:

Links no texto: