Folha de S. Paulo


Família de Herzog recebe novo atestado de óbito; veja certidão

A família de Vladimir Herzog recebe nesta sexta-feira (15) uma versão retificada do atestado de óbito do jornalista, morto em 1975, durante a ditadura militar.

Na certidão, revisada após determinação da Justiça, passa a constar como causa da morte "lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do 2º Exército (DOI-Codi)", que substitui formalmente a versão de "asfixia mecânica por enforcamento".

Em ato, governo dará anistia política a estudante morto na ditadura
Brasil será investigado em órgão internacional por caso Herzog
Comissão Nacional da Verdade faz balanço positivo de 2012
Justiça mantém nova versão do atestado de óbito de Vladimir Herzog

O ato de entrega do novo documento à família acontece no Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo). A viúva do jornalista, Clarice, e os filhos Ivo e André receberão o documento.

Instituto Vladimir Herzog
Vladimir Herzog trabalhando em uma redação em 1966
Vladimir Herzog trabalhando em uma redação em 1966

Vlado, como é conhecido o jornalista, morreu em outubro de 1975 após uma sessão de tortura no DOI-Codi, em São Paulo, mas a versão divulgada pelo Exército foi a de suicídio.

"É uma grande vitória. Quando você tem um atestado mentiroso e é obrigado a aceitá-lo é quase que um processo de humilhação para família", diz Ivo, filho do jornalista. "Nós estamos começando a contar as histórias dessas pessoas que construíram o país livre que a gente vive hoje."

CRONOLOGIA DO CASO VLADIMIR HERZOG
30.ago.2012
A Comissão Nacional da Verdade recomenda ao Juízo de Registros Públicos que seja retirada a referência a suicídio no atestado de óbito de Vlado
24.set.2012
O juiz Márcio Martins Bonilha Filho determina a alteração do registro, para que conste que a morte decorreu de "lesões e maus tratos"
28.set.2012
A promotora Elaine Maria Barreira Garcia entra com recurso para substituir o texto para "morte violenta, de causa desconhecida"
12.dez.2012
A Justiça rejeita o recurso apresentado pelo Ministério Público que pedia nova mudança no atestado de óbito
15.mar.2013
A família de Vladimir Herzog recebe a nova certidão de óbito do jornalista

Herzog compareceu espontaneamente ao DOI-Codi após ter sido procurado por agentes da repressão em sua casa e na TV Cultura, onde trabalhava como diretor de jornalismo à época. O jornalista foi torturado e espancado até a morte.

A morte de Herzog gerou protestos, como a famosa missa na catedral da Sé, em São Paulo, e contribuiu para que o presidente Ernesto Geisel e seu ministro Golbery do Couto e Silva vencessem a queda de braço com a linha dura da ditadura, que pedia um aperto na perseguição à esquerda, sob o argumento de que o país vivia a ameaça do comunismo.

A alteração no atestado de óbito ocorre após pedido da Comissão Nacional da Verdade da família para que fosse feita a retificação do documento. Em setembro de 2012, o juiz Márcio Bonilha Filho, da 2ª Vara de Registros Públicos de São Paulo, acatou a solicitação e determinou a correção.

A mudança no documento chegou a ser contestada em novembro de 2012 pela promotora Elaine Garcia, que apresentou um recurso para solicitar que o mesmo trecho fosse substituído para "morte violenta, de causa desconhecida". Seu argumento era que os termos "lesões e maus-tratos" não são adequados para documentos legais. A Justiça rejeitou o recurso em dezembro do ano passado.

Para Marco Antonio Barbosa, presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (secretaria de Direitos Humanos) e advogado da família, a retificação do documento é "essencial e importante para a consolidação de um Estado democrático de direito".

No ano passado, a Folha revelou em reportagem a identidade de Silvaldo Leung, fotógrafo que foi usado pela ditadura para registrar a morte do jornalista.

Segundo depoimento de Leung, a cena do suicídio foi forjada. O fotógrafo, então aluno da Academia da Polícia Civil de São Paulo, disse que não teve liberdade para fotografar o cadáver do jornalista, como normalmente fazem os peritos fotográficos, e alega que foi perseguido.

Reprodução
*O registro de óbito original foi grafado com W e não V como é o correto, por isso a nova versão não pode ser corrigida.
*O registro de óbito original foi grafado com W e não V como é o correto, por isso a nova versão não pode ser corrigida.

Endereço da página:

Links no texto: