Folha de S. Paulo


"TV Folha" deste domingo faz radiografia do setor elétrico

O programa "TV Folha" deste domingo --que vai ao ar na TV Cultura às 19h30, com reprise à meia-noite-- faz um sobrevoo analítico pelo setor elétrico nacional.

Doze anos depois do apagão que afetou o país no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o Brasil volta a enfrentar o fantasma da crise de abastecimento de energia elétrica.

O apagão repercutiu nas eleições presidenciais de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito.

Uma das principais promessas do governo federal para este ano é baixar em até 20% o preço da energia para os consumidores. Mas o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas pode comprometer essa estratégia.

Além disso, o sistema vem enfrentando problemas de manutenção e acidentes que provocaram quatro apagões no ano passado.

O programa também apresenta um novo personagem da política brasileira: o cantor Leandro, da banda KLB, que era suplente e acabou assumindo um mandato de deputado estadual.

Leandro fala dos seus anseios na Assembleia Legislativa e de suas referências no mundo da política, como o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) (leia aqui reportagem deste domingo).

Outro personagem que ganha destaque no programa deste domingo é Lademir Filippin, 50, conhecido como o "Lombardi do Planalto". Há quase 30 anos, Filippin abre e encerra pronunciamentos oficiais, cerimônias e eventos da Presidência da República (saiba mais sobre Filippin).

O "TV Folha" acompanhou também ufólogos de todo o Brasil que se reuniram em Foz do Iguaçu (PR) para pedir ao governo federal a liberação de documentos relativos a fenômenos extraterrestres no Brasil.

Entre eles, dados de uma suposta investigação sobre o chamado ET de Varginha, que teria sido apreendido em 1996 por autoridades militares na cidade localizada no sul de Minas Gerais. O 4º Fórum Mundial de Ufologia contou com mais de 500 pessoas, entre estudiosos e conferencistas de 24 países.


Endereço da página:

Links no texto: