Folha de S. Paulo


Acusações sobre aluguel de carros são 'descabidas', diz Campos

Em nota divulgada nesta terça-feira (27), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirma que as acusações sobre o aluguel de carros são "descabidas".

"O governo de Pernambuco coloca-se à disposição da sociedade pernambucana para dar esclarecimentos sempre que for preciso, ao mesmo tempo em que repudia insinuações manifestamente descabidas."

Governador de PE aluga carro de filiado ao próprio partido
Câmara elege Ana Arraes para vaga no TCU
Candidata a vaga no TCU nega que apoio do filho seja nepotismo
Campanha de Ana Arraes ao TCU ganha apoio de 'tropa de choque'

Reportagem publicada hoje pela Folha afirma que o governador e a mãe dele, a deputada federal Ana Arraes (PSB-PE), já pagaram cerca de R$ 300 mil em verbas públicas a uma locadora de automóveis de uma filiada ao PSB.

Segundo a reportagem, a sócia majoritária da empresa, Renata Ferreira, é filiada ao PSB, legenda presidida pelo governador. Ela também tem emprego, como terceirizada, no Ministério de Ciência e Tecnologia e seu pai trabalha no gabinete de Ana Arraes desde 2007.

Graças à mobilização feita pelo filho, Ana Arraes foi eleita na semana passada para o TCU (Tribunal de Contas da União), órgão que fiscaliza o uso de verba pública.

"Ao providenciar a aquisição de bens e serviços, o governo de Pernambuco cumpre à risca o ordenamento jurídico do país, desconsiderando, para todos os efeitos, convicções partidárias, religiosas ou de qualquer outra natureza dos participantes de licitações", diz a nota do governo.

O documento afirma ainda que a empresa R&E foi contratada porque "ofereceu o menor lance no pregão nº 34/2009, tendo apresentado todas as certidões de regularidade exigidas pela legislação".

Leia a íntegra da nota do governo de Pernambuco:

"Com relação à reportagem publicada na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo, que trata do aluguel de três automóveis para uso do Escritório de Representação de Pernambuco em Brasília, a Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco faz os seguintes esclarecimentos:

1. Ao providenciar a aquisição de bens e serviços, o Governo de Pernambuco cumpre à risca o ordenamento jurídico do país, desconsiderando, para todos os efeitos, convicções partidárias, religiosas ou de qualquer outra natureza dos participantes de licitações.

2. É tão nítida a correção do procedimento que a matéria em questão não faz referência a irregularidade de qualquer natureza, limitando-se a pontuar a filiação partidária da sócia da empresa, ainda que reconhecendo ser esta ligação formal posterior à licitação e à assinatura do contrato.

3. A empresa R&E foi contratada porque ofereceu o menor lance no pregão nº34/2009, tendo apresentado todas as certidões de regularidade exigidas pela legislação. Firmado em 23 de setembro de 2009, o contrato prevê a disponibilização de dois veículos executivos para utilização pelo Governo de Pernambuco, ao custo unitário de R$ 33 mil ao ano. O mencionado contrato foi aditado, em agosto deste ano, em valores que se coadunam com os limites fixados na lei 8.666/93, para a disponibilização de mais um veículo.

4. O Governo do Estado de Pernambuco possui ainda contrato sob a administração do Escritório de Representação em Brasília, para locação eventual e uso exclusivo do Exmo Sr. Governador, de um veículo executivo com motorista, contratado através do pregão nº 07/2009 à empresa R & E Locadora.

5. Os veículos contratados são utilizados no apoio administrativo ao Escritório de Brasília, inclusive para o transporte de gestores em missão na capital federal.

6. O Governo de Pernambuco coloca-se à disposição da sociedade pernambucana para dar esclarecimentos sempre que for preciso, ao mesmo tempo em que repudia insinuações manifestamente descabidas."

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: