Folha de S. Paulo


Internautas comentam funeral de Nelson Mandela na África do Sul

Os olhos do mundo se voltaram nesta terça-feira para a África do Sul, onde tiveram início as cerimônias de homenagem ao líder da luta contra o regime do apartheid, Nelson Mandela, morto no último sábado.

Mandela foi uma personalidade maior do século 20, diz Dilma
Nelson Mandela me faz querer ser um homem melhor, diz Obama
Multidão comparece a estádio para cerimônia de tributo a Mandela

Chefes de Estado e de governo de dezenas de países, incluindo a presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foram ao país africano participar do adeus a Madiba, como Mandela era conhecido entre os sul-africanos.

O assunto é um dos mais comentados do dia no Twitter, ficando no topo das principais listas de trending topics do Brasil.

"Uma das maiores personalidades do desse século se despede. O mundo não seria o mesmo sem ele", comentou o internauta Handerson Menegardo (@handmenegardo).

"Eu até diria que alguém podia fundar uma religião baseada no Mandela, mas logo seus seguidores se dividiriam e teríamos mais guerras", disse Nicolas Fraga (@nicolasfraga_18).

O jornalista Ronaldo Brasiliense (@rbrasiliense) brincou com o fato de Dilma ter ido à África do Sul acompanhada de todos os ex-presidentes brasileiros vivos. "O avião presidencial que viajou para os funerais de Nelson Mandela voou com sobrepeso. Collor, Sarney, FHC e Lula: excesso de ego!", tuitou.

Em seu discurso na cerimônia religiosa realizada em Johannesburgo, Dilma classificou Mandela como uma "personalidade maior do século 20".

Segundo a presidente, a luta do homem que ficou preso por décadas até conduzir pacificamente o fim da política de segregação racial no país "transformou-se em um paradigma não só para esse continente, mas para todos os povos que lutam pela justiça e pela igualdade".

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Com a presença de autoridades de mais de 100 países, a cerimônia também ficou marcada por um gesto histórico: o aperto de mão entre Barack Obama e o presidente cubano Raúl Castro.

EUA e Cuba não mantém relações diplomáticas desde 1962 e vivem uma relação tensa, marcada pelo embargo econômica imposto pelos americanos à ilha comunista.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

São Paulo
1 Mandela
2 #TeenAwardsBrasil
3 #MPT
4 #20FatosSobreAMinhaMelhorAmiga
5 #LuaBlanco
6 #LarissaManoela
7 Manu Gavassi
8 Mariana Nolasco
9 Fifth Harmony
10 Girls
Rio de Janeiro
1 Mandela
2 #TeenAwardsBrasil
3 #20FatosSobreAMinhaMelhorAmiga
4 #MPT
5 #LarissaManoela
6 #LuaBlanco
7 Manu Gavassi
8 Mariana Nolasco
9 Fifth Harmony
10 Girls
Brasil
1 Mandela
2 #TeenAwardsBrasil
3 #20FatosSobreAMinhaMelhorAmiga
4 #MPT
5 #LarissaManoela
6 #LuaBlanco
7 Manu Gavassi
8 Mariana Nolasco
9 Fifth Harmony
10 Girls
Mundo
1 #TeenAwardsBrasil
2 #QueLindoFueConocerA
3 #20FatosSobreAMinhaMelhorAmiga
4 #SemihVarolileEmirhanVeFatihGürbüzle
5 #MPT
6 Mary Barra
7 MHPOldukça IhaneteGeçitYok
8 Manu Gavassi
9 Justin Bieber in Tacloban
10 General Motors

Assuntos no Trending Topics às 14h00


Endereço da página:

Links no texto: