Folha de S. Paulo


Internautas comentam fechamento de unidade do Instituto Royal

Alvo de intensa polêmica nas últimas semanas, o Instituto Royal anunciou nesta quarta-feira (6) o encerramento das atividades de sua unidade localizada em São Roque (66 km de SP).

A decisão ocorre 19 dias depois de o local ter sido invadido por ativistas de defesa dos animais. O grupo levou 178 cães da raça beagle que eram utilizados em pesquisas científicas no instituto, acusado pelos ativistas de maus tratos.

52% dos institutos que usam bichos podem ser descredenciados
Beagles recebiam tratamento adequado, afirma advogado de instituto

Tão logo o anúncio foi divulgado pela imprensa, o assunto já se tornou um dos mais comentados do dia no Twitter. O termo "Instituto Royal" chegou à lista mundial de trending topics.

Assim como ocorreu com a polêmica sobre a utilização de animais em pesquisas, o fechamento do Instituto Royal também dividiu os internautas.

O deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB-SP), conhecido por sua militância em defesa dos animais, comemorou a notícia: "#CasoRoyal Vitória da Defesa Animal! #InstitutoRoyal encerra atividades em São Roque (SP)", tuitou.

Trípoli chegou a ser nomeado depositário fiel de dois dos cães retirados do instituto.

"Meus parabéns as pessoas que, invadiram o instituto Royal e conseguiram salvar alguns animais", disse Yasmin Freitas (@YasminNeuza).

Por outro lado, houve quem criticasse os ativistas. "Parabéns para você que está comemorando o fechamento do Instituto Royal. Deve ser super bacana celebrar o desemprego de várias pessoas", disse Núbia Tavares (@nubia_tavares).

Já o tuiteiro Luan Borges (@LuanBorges) preferiu fazer piada com o caso. "[A apresentadora e ativista] Luíza Mell fez lobby para fechar o Instituto Royal. Fazer lobby para fechar a RedeTV, que é bom, nada", disse.

O FECHAMENTO

De acordo com o instituto, a decisão de fechar a unidade de São Roque foi tomada em assembleia geral realizada entre os seus associados. Segundo nota oficial, a invasão provocou "elevadas e irreparáveis perdas". O instituto diz ainda que a retirada dos animais prejudicou uma década de pesquisas e que o grupo teme pela segurança de seus funcionários.

A invasão e resgate dos beagles ocorreu após ativistas relatarem que os animais eram maltratados durante as experiências feitas com os animais no laboratório. O instituto sempre negou que maltratava os animais.

Segundo a nota, "o prejuízo causado ao Instituto Royal não é mensurável. Mas é certo que o Brasil inteiro perde muito com este episódio, lamentavelmente".

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

São Paulo
1 Best Song Ever
2 Rio de Janeiro
3 Ian Somerhalder
4 Wrecking Ball
5 #altband
6 The Originals
7 Heart Attack
8 Paramore
9 #album
10 Taylor Swift
Rio de Janeiro
1 Ian Somerhalder
2 The Originals
3 Paramore
4 Heart Attack
5 #cabletvdrama
6 Best Song Ever
7 #LuanFamiliaLSTevive
8 Taylor Swift
9 #BeliebersTogetherForJustin
10 Britney Spears
Brasil
1 #voteaustinmahone
2 #BeliebersTogetherForJustin
3 Rio de Janeiro
4 Heart Attack
5 #actornewtv
6 #chemistry
7 The Originals
8 Ian Somerhalder
9 Wrecking Ball
10 #PeoplesChoice
Mundo
1 #votebridgitmendler
2 #Garanti_Takipciyim
3 #NombresDeGruposDeWapp
4 #Problemsiz_FullTakipteyiz
5 #scifiactor
6 The Tribez
7 Joseph Morgan
8 M&G
9 PLL
10 Instituto Royal

Assuntos no Trending Topics às 14h10


Endereço da página:

Links no texto: