Folha de S. Paulo


Maioria dos leitores defende que redações com deboche sejam anuladas

O Ministério da Educação divulgou nesta semana o calendário de inscrições e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A novidade desta edição é o rigor maior na correção das redações.

Serão anuladas redações que fugirem do tema ou contenham desenhos e textos desconexos com o assunto proposto. Também haverá restrição na aceitação de erros gramaticais.

A decisão se deu após deboches nas redações do Enem em 2012. Um dos participantes incluiu uma receita de miojo em um parágrafo, e outro inseriu um trecho do hino do Palmeiras.

A partir deste ano, a diferença entre as notas dadas por dois corretores não pode ultrapassar cem pontos --em 2012, o limite era 200. Caso haja essa discrepância, o texto será lido por um terceiro corretor, que deve receber uma de cada três redações.

Editoria de Arte/Folhapress
ALVIVERDE IMPONENTE' -- Estudantes usam receita de macarrão instantâneo e hino de time em prova do Enem
'ALVIVERDE IMPONENTE' -- Estudantes usam receita de macarrão instantâneo e hino de time em prova do Enem

Por isso, o Painel do Leitor perguntou aos leitores da Folha se redações com brincadeiras ou trechos de deboche devem ser zeradas no Enem.

A maioria dos participantes da enquete (79%) se disse favorável a anulação, pois a nova medida privilegia os estudantes que levam a prova a sério e respeitam integralmente a proposta do exame.

Já para 21% dos votantes, a simples anulação do texto desestimula a criatividade e desconsidera se o candidato fez ou não uma boa redação.

No total, 418 pessoas votaram na enquete.

SOCORRO A VÍTIMAS

Na semana passada, o Painel do Leitor perguntou aos leitores se eles concordam que policiais sejam impedidos de prestar socorro a vítimas de crimes.

A maioria (87%) respondeu que a preservação da vida da vítima deve estar em primeiro lugar, e que policiais podem ajudar a salvar vidas em casos de demora na chegada do resgate.


Endereço da página:

Links no texto: