Folha de S. Paulo


Para leitor, não há motivo para impedir uso de bermuda no trabalho

Vi uma reportagem nessa semana sobre um cidadão que foi trabalhar de saia no Rio de Janeiro porque no trabalho dele não é permitido para homens o uso de bermuda, e ele não estava mais aguentando o calor no escritório.

Quando estive no Brasil, em março de 2013, fiz uma visita à usina de Itaipu. Durante a visita, o guia por diversas vezes reclamou do calor intenso e do fato de estar usando calças. Entretanto, o trabalho dele consistia em entrar e sair de um ônibus. Não consegui ver um bom motivo pelo qual ele não poderia usar bermudas.

Ao final do tour, o abordei e perguntei qual a razão de ele não poder trabalhar de bermuda. Ele disse não saber. Não satisfeito com a resposta, resolvi tentar ajudá-lo. Após nossa conversa preenchi o formulário com o feedback do tour e expus minha opinião sobre o assunto.

Reprodução/Facebook
Para fugir do forte calor carioca, André Amaral trocou a calça pela saia na hora de trabalhar. Leia mais.
Para fugir do forte calor carioca, André Amaral trocou a calça pela saia na hora de trabalhar. Leia mais.

O fato de a maioria das empresas brasileiras obrigar os funcionários a usar calça é no mínimo ilógico. Somos um país tropical que importou os costumes de vestimenta oriundos de países europeus, de clima temperado. Não consigo pensar em algum motivo que não a importação de costumes.

Como seria bom se mais empresários brasileiros tivessem a coragem de começar a mudar esse panorama e desenvolver uma cultura "made in Brazil". Só vejo benefícios nisso:

1) É mais confortável para os funcionários, que não têm que assar quando estão em trânsito (trajeto casa - trabalho, ou qualquer caminho que seja).

2) É mais barato para as empresas, pois poderiam ajustar os equipamentos de ar condicionado cerca de 2ºC ou 3ºC mais quente. Para um prédio grande, isso é uma economia de algumas centenas ou milhares de reais por mês.

3) É melhor para a sociedade, pois o consumo de energia com equipamentos de ar condicionado é reduzido.

Lembrando que não usar calça não significa andar esculhambado. É muito possível usar bermuda e camisa e estar alinhado. Só requer um pouco de boa vontade das empresas em escrever manuais de conduta.

Apoio essa ideia, mesmo não morando mais no Brasil.

*

PS – Na época, recebi um e-mail da gerência de Itaipu, dizendo que eles iriam encaminhar minha sugestão. Alguém foi para lá ultimamente e sabe se os guias já estão de bermuda?


Endereço da página:

Links no texto: