Folha de S. Paulo


Brigadeiro Rui Moreira foi uma inspiração internacional, diz pesquisadora alemã

Hoje estou triste, pois faleceu uma pessoa que muito me inspirou -- o brigadeiro Rui Moreira Lima.

Democrata de verdade, não para inglês ver, ele nunca deixou de lutar pela democracia, nem sob ameaça física.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Arriscou sua vida tanto combatendo nazistas e fascistas durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, como integrante da FAB, quanto durante o regime militar brasileiro, quando ficou preso três vezes.

Mesmo após 1985, ele lutou pela anistia completa dos militares cassados como membro e até presidente da Associação Democrática e Nacionalista dos Militares (Adnam).

Quando tive a honra de lhe tomar depoimentos, ele me contava como combatia os soldados alemães, e nós rimos quanto à situação especial: estávamos nós dois conversando; ele, um herói da Segunda Guerra Mundial, que depois foi vítima da ditadura brasileira; eu, uma pesquisadora alemã da terceira geração pós-nazista, pesquisando uma vítima do regime autoritário brasileiro.

Nina Schneider/Arquivo Pessoal
O brigadeiro-do-ar Rui Moreira Lima, que lutou na Segunda Guerra Mundial e depois foi perseguido na Ditadura Militar, em sua casa em agosto de 2012. Ele morreu ontem, aos 94 anos
O brigadeiro-do-ar Rui Moreira Lima, que lutou na Segunda Guerra Mundial e depois foi perseguido na Ditadura Militar, em sua casa em agosto de 2012. Ele morreu ontem, aos 94 anos

O brigadeiro Rui Moreira Lima tinha uma cabeça muito aberta, argumentava com clareza, sempre armado com bons argumentos, e ao mesmo tempo nunca traiu suas grandes convicções: a democracia de verdade (justiça social incluída).

Em 1970, quando preso pela terceira vez, ele foi interrogado por um oficial do DOI-Codi no Rio e respondeu: "considero-me um liberal, democrata, incapaz de viver num regime no qual o povo não possa participar através das urnas, em votação direta e livre".

O Brigadeiro Rui Moreira Lima, associado com a ala militar nacionalista da esquerda, foi mais que um herói brasileiro. Ele foi um democrata convicto quem inspirou até os estrangeiros.

Democracia de verdade não conhece fronteiras, e pessoas corajosas com caráter e postura são raras e admiradas no mundo inteiro.

Um abraço à Dona Julinha e ao Pedro.

Nina Schneider é pesquisadora pela União Europeia na Universidade de Konstanz, na Alemanha, e doutora em História pela Universidade de Essex, na Inglaterra. Estuda, entre outros temas, as políticas de memória e reparação em países que viveram regimes autoritários.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: