Folha de S. Paulo


'Vinda do papa traz paz e esperança, e isso não tem preço', diz leitor

O comentário do leitor Regis Savietto Frati publicado na Folha de hoje (17) é, no mínimo, injusto. O governo brasileiro sempre apoiou grandes eventos, organizados por entidades religiosas ou não.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Poucos reclamam dos gastos com eventos que recebem um contingente muito menor que o esperado para a Jornada Mundial da Juventude: marchas evangélicas, paradas gay, maratonas, carnavais, corridas de Fórmula 1, etc.

Sabemos que, além de promoverem nosso país, esses eventos trazem recursos do exterior e ajudam a estimular a economia.

Acredito que a maioria dos contribuintes brasileiros, que vêm seus impostos desperdiçados no meio da burocracia, da ineficiência e da corrupção, está feliz em poder colaborar para o êxito da JMJ. Afinal, temos uma grande dívida com a Igreja Católica.

Silenciosamente e sem ostentação é a Igreja Católica que está presente nas periferias abandonadas do país dando total atenção aos mais pobres que são rejeitados pela sociedade e pelo governo.

A Igreja Católica é a entidade que, nos últimos anos, mais colaborou para a queda da mortalidade infantil no Brasil; é ela que está ao lado do morador de rua, do sem teto, do sem terra, do sem trabalho, do sem saúde, do sem escola; da criança órfã, da mãe solteira abandonada, da prostituta, dos dependentes de drogas, dos doentes soropositivos e de tantos outros desprezados.

Milhares de hospitais, escolas, orfanatos e entidades assistenciais em todo o país são sustentados por brasileiros católicos, que também pagam seus impostos. A Igreja é a maior organização caritativa do Planeta.

Não podemos nos esquecer de que a Igreja lutou e tem lutado contra regimes políticos opressores e de exclusão, que colaborou para a restauração da democracia no Brasil e deu abrigo e proteção aos perseguidos. Foi a Igreja Católica quem deu voz aos que não tinham voz e que trabalhou intensamente pela liberdade de expressão.

Nesse país cheio de caos, dificuldades e dor, é reconfortante saber que algumas coisas permanecem coerentes como a fé católica. A vinda do papa Francisco trará mais esperança e força para o nosso povo combalido, e isso não tem preço.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: