Folha de S. Paulo


Coleção Folha Soul & Blues apresenta sucessos de Fats Domino

No domingo dia 2 de agosto, a "Coleção Folha Soul & Blues" lança seu 22° livro-CD. O tema é Fats Domino, e o material foi escrito pelo jornalista Helton Ribeiro.

O cantor, pianista e compositor nascido em 26 de fevereiro de 1928 em Nova Orleans, Louisiana (EUA), foi um dos pioneiros e maiores astros do rhythm & blues –de onde viria o rock and roll– nos anos 1950.

Embora não desfrute hoje do mesmo reconhecimento de Elvis Presley (1935-1977), Chuck Berry e Little Richard, Fats Domino recebeu 18 discos de ouro pela venda de mais de 30 milhões de cópias, ficando apenas atrás de Elvis e superando os números de qualquer outro artista daquela geração.

De todos os astros do rock, Domino talvez tenha sido o mais ousado musicalmente. Era comum que experimentasse outros gêneros como o jazz, blues, country e até música mexicana.

Sua canção "Ain't That a Shame" (1955) rompeu as barreiras racial e de gênero musical, estourando na parada pop, até então dominada por artistas brancos.

A faixa teve grande influência sobre o rock por décadas: foi regravada por John Lennon (1975), pela banda Cheap Trick (1979) e por Paul McCartney (1988 e 1990).

Depois da chegada da "invasão britânica" aos Estados Unidos na década de 1960, Domino conseguiu emplacar apenas hits esporádicos.

Em 2005, houve rumores de que morrera após a passagem do furacão Katrina por Nova Orleans, porém o músico foi resgatado em sua casa três dias depois, são e salvo.

Apesar de já ter completado 87 anos, o cantor continua se apresentando, principalmente em festivais.

Reprodução/Folha
Fats Domino - Coleção folha

Endereço da página:

Links no texto: