Folha de S. Paulo


René Descartes é tema de volume da Coleção Folha

Será lançado no domingo (14) o livro "Meditações Metafísicas", de René Descartes (1596-1650), o quinto volume da Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento. Publicado originalmente em 1641, o texto retoma e aprofunda as ideias apresentadas por ele em seu "Discurso do Método" (1637).

A falência das concepções medievais durante o Renascimento abriu caminho para a disseminação do ceticismo nos círculos cultos europeus.

Nessa atmosfera de incerteza, Descartes procura encontrar uma base sólida para o conhecimento científico. Ele aceita o desafio dos céticos e adota a sugestão de duvidar de tudo: e se tudo o que percebo fosse uma ilusão?

Descartes extrai uma primeira certeza: se duvido, penso; e, se penso, existo. A partir do pensamento, chega-se à certeza da existência.

Não se trata de um silogismo, conforme explica Espinosa nos seus "Princípios da Filosofia de René Descartes Demonstrados à Maneira Geométrica" –publicado ao final do volume da Coleção.

"Esta oração 'duvido, penso, logo existo' não é um silogismo em que a proposição maior foi omitida", mas "o primeiro fundamento de todo conhecimento" –um conhecimento que nada pressupõe.

Descartes reformula ainda o argumento ontológico da existência de Deus, de santo Anselmo, para demonstrar que existe um ser bom e verdadeiro –que é a garantia da objetividade do conhecimento.

Com base nisso, o filósofo francês demonstra a existência das coisas materiais e discute o problema da unidade entre o corpo e a alma.

Reprodução/Folha
Coleção Grandes Nomes do Pensamento - Descartes

Endereço da página:

Links no texto: