Folha de S. Paulo


Coleção Folha destaca hits do gênio Smokey Robinson

A Coleção Folha Soul & Blues lança no próximo domingo (14) seu 15º volume, o último dedicado ao soul, sobre a vida e a música de Smokey Robinson. A partir da semana que vem, a coleção apresentará grandes nomes do blues em outros 15 livros-CD, começando por B.B. King.

Visto por Paul McCartney como "Deus" e chamado de "o maior poeta vivo da América" por Bob Dylan, Smokey Robinson foi um dos artistas mais influentes da música norte-americana na década de 1960.

Smokey foi o autor de diversas canções lançadas por seu grupo, o The Miracles, como "You've Really Got a Hold on Me" (1962), inspirada em Sam Cooke e regravada pelos Beatles (1963).

Além de lançar seus discos pela Motown, Smokey também compunha para os artistas de seu elenco, como Marvin Gaye e The Marvelettes. Na voz de outrem, sua canção mais conhecida foi "My Girl", interpretada pelo The Temptations (1964) e regravada pelos Rolling Stones (1965).

Seu papel na Motown ultrapassou as funções de músico e, em 1973, ele deixou o Miracles para seguir carreira solo e se dedicar à vice-presidência da gravadora, onde continuou até 1988.

Em 2014, Smokey lançou um álbum de duetos ao lado de nomes como Elton John, James Taylor, John Legend e Steven Tyler.

Reprodução/Folha
Coleção Folha Soul & Blues Smokey Robinson

Endereço da página:

Links no texto: