Folha de S. Paulo


Nietzsche é destaque de livro da Coleção Folha

O quarto volume da Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento –"Escritos sobre História", de Friedrich Nietzsche (1844-1900)– chega às bancas no próximo domingo (7/6).

O livro inclui a Segunda Consideração Intempestiva ("Sobre a Utilidade e os Inconvenientes da História para a Vida"), um texto da juventude ("Fatum e História") e fragmentos póstumos nos quais Nietzsche critica o historicismo hegeliano, as ideias de "progresso" e de "fim" da história e as concepções correntes sobre a objetividade nas ciências humanas.

Reprodução
Texto: O escritor e filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). (Foto Reprodução)
O escritor e filósofo alemão Friedrich Nietzsche

Para Nietzsche, o saber precisa servir à vida: o excesso de história mata o homem, pois paralisa a ação. Tal amontoado de conhecimentos extirpa o ardor da juventude e leva o sujeito a adotar uma atitude irônica e cínica diante do mundo.

Para criar algo novo, o homem precisa esquecer o passado, já que ele nada contra a corrente da história.

Os textos foram selecionados e traduzidos pela professora Noéli Correia de Melo Sobrinho (UERJ e UFF), especialista em Nietzsche e autora da introdução do livro.

Como observa a tradutora e historiadora Denise Bottmann, a escolha das obras da Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento sempre priorizou a qualidade das versões dos textos para o português: "O critério básico", diz Denise, "foi a qualidade das traduções disponíveis", além da "maior ou menor relevância daquela obra como representativa do pensamento do autor, tendo em vista um público amplo, não restrito à academia".

A coleção terá ao todo 28 volumes. Cada exemplar custa R$ 19,90 nas bancas e livrarias dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.


Endereço da página:

Links no texto: