Folha de S. Paulo


Livro-CD da Coleção Folha narra folclore do pássaro uirapuru

A Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças leva às bancas, no próximo domingo (7/6), o seu 21º livro-CD, intitulado "A Lenda do Uirapuru". O volume conta a origem do pássaro que habita a região amazônica e é símbolo de sorte.

A lenda, que tenta explicar o surgimento do uirapuru, tem origem na cultura indígena e fala de um amor não correspondido.

No reconto da coleção, assinado pela escritora Crika e ilustrado por Weberson Santiago, Peri é o índio mais bonito de uma aldeia.

Duas moças, que são amigas e também consideradas as mais belas da tribo, apaixonam-se pelo rapaz e sonham em se casar com ele.

Só que apenas uma será a eleita por Peri. A outra será envolvida no surgimento do uirapuru, ave cujo nome, na língua tupi, significa "pássaro que não é pássaro" ou "pássaro emprestado".

Seu canto é tão belo que Tupã, deus dos índios e seu criador, disse que todas as outras aves fariam silêncio para ouvi-lo.

DISCO

O reconto da coleção, feito para crianças com idade a partir de três anos, é também narrado no disco que acompanha o volume.

O CD tem mais três faixas, com o áudio de brincadeiras propostas no livro. Entre elas estão duas cantigas famosas: "Passa, Passa, Gavião" ("Passa, passa, gavião/ Todo mundo é bom...") e "Meu Limão, Meu Limoeiro" ("Meu limão, meu limoeiro, meu pé de jacarandá...").

O livro ainda ensina a fazer aviõezinhos de papel, apresenta versinhos, parlendas, uma brincadeira de bater palmas, jogos de adivinhação e um pequeno conto que encerra o volume, falando de um monstrengo da Amazônia, o Mapinguari.


Endereço da página:

Links no texto: