Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz 27 livros de filósofos consagrados

Chega às bancas neste domingo (24) a coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento, integrada por 27 clássicos da história da filosofia.

A cada semana, a Folha oferecerá aos leitores um livro com textos selecionados de cada pensador.

Encerrando a coleção, o jornal trará o 28º volume, um Dicionário Filosófico de Citações, com organização do estudioso francês Léon-Louis Grateloup (1923-2010).

Reprodução/Folha
O fiolósfo alemão Arthur Schopenhauer
O filósofo alemão Arthur Schopenhauer

A série será inaugurada pela "Retórica", de Aristóteles (384-322 a.C.). Na compra do primeiro volume, o leitor ganhará de presente o segundo –"Aforismos para a Sabedoria de Vida", de Arthur Schopenhauer (1788-1860).

No dia 31 de maio será a vez do "Tratado sobre a Tolerância", de Voltaire (1694-1778).

Todos os livros da coleção são confeccionados em capa dura e possuem uma apresentação para contextualizar a obra e seu autor.

Cada exemplar custará R$ 19,90 nas bancas e livrarias dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Para outros Estados, consulte a tabela abaixo.

O conjunto contemplará várias escolas filosóficas, começando pelos sofistas gregos e pelo chinês Confúcio (551-479 a.C.), passando por filósofos da religião, como Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1225-1274), e também por críticos da religião, como Francis Bacon (1561-1626) e Nietzsche (1844-1900).

As principais correntes políticas estarão representadas pelos filósofos John Locke (1632-1704), fundador do liberalismo moderno, e Karl Marx (1818-83), criador do socialismo científico.

A filosofia contemporânea estará presente nas obras de Michel Foucault (1926-84) e Pierre Lévy.

CONSULTORIA

A seleção das obras foi elaborada sob a consultoria do filósofo Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha e professor da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e da PUC de São Paulo.

Na opinião de Pondé, a venda de livros de filosofia em bancas de jornais pode abrir novos horizontes intelectuais para muitas pessoas, que sem isso permaneceriam confinadas aos limites estreitos de suas especialidades profissionais.

"Oferecer bibliografia é sempre um ato de generosidade. Às vezes, nós, intelectuais –gente não muito afeita à generosidade–, desconfiamos das pessoas comuns querendo comprar filosofia. É claro que comprar não significa ler. Mas já é alguma coisa."

Reprodução/Folha
Arte Coleção Pensadores

Endereço da página:

Links no texto: