Folha de S. Paulo


Coleção traz hits da curta carreira de Otis Redding

No próximo domingo (10) chega às bancas o 10º volume da Coleção Folha Soul & Blues. O livro, que conta a trajetória do cantor e compositor americano Otis Redding (1941-1967), é assinado pelo jornalista Carlos Calado e traz um CD com canções de duas apresentações ao vivo realizadas em março de 1967 em Paris e em Londres.

No mesmo ano, o músico foi eleito pelos leitores da revista britânica "Melody Maker" o "vocalista nº 1 do mundo", prêmio que, pela primeira vez em dez anos, deixou de ser entregue a Elvis Presley.

Sua decisão em seguir uma carreira musical foi tomada em 1956, quando, aos 15 anos, foi ver Little Richard cantar em um clube da cidade de Macon, no Estado de Geórgia.

Após o show, o menino passou a imitá-lo e dizer aos amigos que "um dia desses vou ser como Little Richard".

Em 1962, aos 20 anos, ele assinou com a gravadora Stax Records, na cidade de Memphis (no Tennessee), e lançou "These Arms of Mine". A canção não chegou a empolgar, mas sinalizou a direção sentimental que Otis tomou nos anos seguintes com faixas como "Pain in My Heart" e "That's How Strong My Love Is".

Em 1967, ele já havia se tornado o maior destaque no elenco da Stax. Em 7 de dezembro do mesmo ano, o músico americano passou duas semanas em estúdio, gravando canções suficientes para compor quatro álbuns. Entre elas, seu maior sucesso "(Sittin' on) The Dock of the Bay".

Três dias após a gravação, Otis Redding morreu em um acidente aéreo, aos 26 anos. O single com a música chegou às lojas quatro semanas depois. Calcula-se que ele tenha vendido 4 milhões de cópias.


Endereço da página:

Links no texto: