Folha de S. Paulo


Lenda do Boitatá é contada no 14º volume da Coleção Folha

A Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças leva às bancas no próximo domingo (19) a história do "Boitatá", cobra que assusta quem circula por matas e florestas.

No 14º livro-CD, a escritora Laiz B. Carvalho reconta a lenda a partir de um senhor muito querido das crianças de uma rua. Ele as reúne para narrar sua experiência ao lado do pai, na infância.

Não há ouvinte do Seu Manuel que não fique espantado com o seu encontro com a cobra enorme, de corpo transparente e olhos grandes, que sai das águas à noite e se alimenta dos olhos de animais que morreram afogados.

O personagem também serve de mote para a brincadeira "Candeeiro que ilumina, como os olhinhos do boitatá", embalada por uma canção gravada no disco que acompanha o livro.

No CD há também o reconto narrado, parlendas, jogo de enroscar a língua e as cantigas "Capelinha de Melão" e "Cai, Cai, Balão". São várias as brincadeiras propostas. Entre elas a construção de uma caixa de pescaria e o tradicional jogo de queimada.

Dá também para conhecer mais sobre folclore no texto que encerra o volume. Ele fala de outro ser da cultura popular: o caboclo d'água.

Reprodução
Lenda do Boitatá é contada no 14º volume da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças, nas bancas no dia 19 de abril

Endereço da página: