Folha de S. Paulo


Sexto volume da coleção Folha Soul & Blues traz Diana Ross & The Supremes

Joel Silva/ Folhapress
SAO PAULO,SP , BRASIL- 25-06-2013: A cantora Diana Ross, durante show no Espaço das Américas em sao Paulo. ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) *** *** EXCLUSIVO FOLHA***
A cantora Diana Ross, Diana, hoje aos 71, deixou as Supremes em 1970 e seguiu carreira solo

No próximo domingo (12), a Coleção Folha Soul & Blues leva às bancas os sucessos de Diana Ross & The Supremes.

O sexto volume da Coleção, que já lançou Stevie Wonder e Jackson 5, apresenta agora a trajetória do grupo feminino em um livro-CD, com texto do jornalista especializado em música Mauro Ferreira.

Em 1959, as adolescentes Florence Ballard, Diana Ross, Mary Wilson e Betty McGlown se juntaram para formar o grupo The Primettes, em Detroit. Diante da fraca repercussão, Betty deixou o grupo e Barbara Martin assumiu seu lugar.

O quarteto conseguiu um contrato com a Motown, em 1961, e mudou o nome para The Supremes. Seu primeiro álbum, "Meet The Supremes", também não rendeu grande coisa e foi a vez de Barbara deixa-las.

Assim, o grupo chegou à formação clássica que com "Where Did Our Love Go" alcançou o topo da parada Billboard, em 1964. O caminho estava aberto para o trio que nos anos seguintes emplacou também "Baby Love", "Stop! In The Name of Love" e "You Keep me Hangin' On".

As canções que interpretavam eram uma versão mais pop e esbranquiçada da música negra norte-americana, o que ajudou a quebrar barreiras raciais e fez do grupo um fenômeno de massa.

CARREIRA SOLO

A voz de Diana estava presente no primeiro plano das principais gravações do trio de 1964 a 1970.

Florence ficou enciumada e passou a beber e a faltar em gravações. "Saí das Supremes em 1967 porque queriam que Diana fosse a líder do grupo", ela declarou mais tarde.

Diana, hoje aos 71, deixou as Supremes em 1970 e seguiu carreira solo. Ela foi substituída por Jean Terrel e o grupo seguiu até 1977, porém sem o mesmo brilho. Nos cinemas, sua trajetória foi revivida não oficialmente em "Dreamgirls" (Bill Condon, 2006), que deu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Jennifer Hudson.

Reprodução
Reprodução da chamada para o 6º volume da coleção folha Soul & Blues, que trouxe o álbum de Diana Ross e & The Supremes
Reprodução da chamada para o 6º volume da coleção folha Soul & Blues, que trouxe o álbum de Diana Ross e & The Supremes

Endereço da página: