Folha de S. Paulo


Coleção Folha reúne o som e as discussões de Ike e Tina Turner

Divulgação
ORG XMIT: 213701_0.tif A dupla musical Ike & Tina Turner.
A dupla musical Ike & Tina Turner, tema do quarto volume da Coleção Folha Soul & Blues

A carreira musical e o drama pessoal de Ike & Tina Turner são o tema do quarto volume da Coleção Folha Soul & Blues disponível nas bancas no domingo (29).

A coleção reúne 30 livros sobre a vida e a carreira de cantores e grupos vocais norte-americanos do soul e do blues. Cada edição vem com um CD de músicas.

Os 15 primeiros livros-CDs são dedicados a nomes do soul. A segunda parte da coleção traz destaques do blues.

Ike e seu conjunto Kings of Rhythm, formado no início dos anos 1950, foram um dos precursores do rock que nem sempre são lembrados como tal. Sua primeira gravação, "Rocket 88", de 1951, foi um sucesso e ficou conhecida como a pioneira do gênero.

A canção serviu de inspiração para Little Richard, que diversas vezes reconheceu sua importância: "Quando se fala em rock'n'roll, fala-se em Chuck Berry, fala-se de Little Richard e deixa-se a figura principal de fora. Antes de toda essa gente, o Ike Turner já estava fazendo esse negócio."

Cinco anos depois, Tina cruzou com Ike em um show em St. Louis, no Estado de Missouri, para onde ela mudara com a família. Ela tornou-se sua admiradora, e ele a fez estrela de sua banda quando a ouviu cantar.

Eles se casaram e, com o nome de Ike & Tina Turner Revue, lançaram o sucesso "A Fool in Love", de 1960. O disco e os shows tiveram boa repercussão, porém os problemas começaram.

Ike continuava compondo, mas tinha dificuldades de emplacar outro sucesso. Ele ressentia-se de não ter seu valor reconhecido e a culpava por não cantar de forma mais impactante. Ela rebatia dizendo que suas canções pareciam sempre iguais. Para piorar, Ike administrava os negócios e não a pagava.

CANTANDO SOZINHA

Sozinha, Tina foi convidada a gravar a música "River Deep, Mountain High" com o produtor inglês Phil Spector, que se impressionou ao vê-la em um programa de TV.

A parceria com artistas do Reino Unido se intensificou e Ike & Tina abriram shows dos Rolling Stones, em 1966 e 1969. Mas o relacionamento do casal foi piorando. Ele consumia drogas e era violento. Os anos de brigas e abusos acabaram levando ao divórcio no fim dos anos 1970.

Tina voltou às paradas apenas em 1984, com o lançamento do álbum "Private Dancer". Ike nunca mais fez o mesmo sucesso. Ele morreu em 2007, aos 76 anos, de uma overdose de cocaína.

O CD da coleção, que traz a coletânea "Proud Mary "" The Best of Ike & Tina Turner", é uma ótima forma para acompanhar a evolução musical da dupla e da voz de Tina. Inclui hits como "I'm Jealous", "I Idolize You", "It's Gonna Work Out Fine" e "Poor Fool".


Endereço da página:

Links no texto: