Folha de S. Paulo


História vivida por Mazzaropi está em livro da Coleção Folha Folclore

Pedro Malasartes é tão malandro que até sopa de pedra diz que sabe fazer. E é essa a receita que ele ensina no oitavo livro-CD da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças, "Travessuras de Pedro Malasartes", nas bancas no próximo domingo (8).

O personagem da cultura popular inventa de fazer a sopa só para levar uma velha sovina a dar-lhe ingredientes para a receita. Ela fica tão curiosa para saber qual será o gosto que mal percebe ter dado a Pedro tudo o que ele necessitava para o prato. A pedra, claro, é inútil.

Rosane Pamplona, formada em letras e literatura pela USP e especialista em tradição oral, assina o reconto publicado neste volume. Segundo a escritora, as inúmeras histórias de Pedro Malasartes não apresentam, obrigatoriamente, uma lição de moral. "Elas divertem", diz.

Neste caso, porém, a pedra é mostrada como "cortina de fumaça". "A mulher presta atenção numa coisa só, enquanto o mais importante acontece por fora", diz.

O personagem já foi vivido no cinema por Mazzaropi, em "As Aventuras de Pedro Malasartes" (1960).

O CD deste volume reúne a história narrada, as cantigas "Lagarta Pintada" e "Marcha, Soldado!" e um texto para "esticar" a língua. No volume impresso, há mais sugestões de brincadeiras.


Endereço da página:

Links no texto: