Folha de S. Paulo


Coleção Folha narra conto da Iara no sétimo livro da série

Ela tem corpo metade humano, metade peixe, e adora ficar penteando seus longos cabelos pretos sentada em uma pedra à beira do rio. Ela é Iara, a mãe d'água, tema do sétimo livro da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças, que chega às bancas no próximo domingo (1º/3).

No reconto do livro "A Iara", assinado por Laiz B. Carvalho, mestre em literatura brasileira, a personagem era uma indiazinha que se perdeu na mata. À noite, com medo do escuro, mergulhou num rio, de onde nunca mais saiu.

Transformada em sereia, passou a enfeitiçar homens entoando cantos de rara beleza. Quem se deixa seduzir por ela é levado ao fundo do mar, onde há castelos e tesouros.

Embora Iara seja considerada um mito indígena, Carvalho diz que ela incorpora elementos da mitologia grega e da cultura europeia. "Os palácios e as riquezas no fundo do mar remetem ao imaginário europeu", diz. Para os índios, Iara é mãe d'água, que protege toda a vida aquática.

E como água é o ambiente dessa lenda, o volume é acompanhado de um CD com a história narrada, as cantigas "Peixe Vivo" e "A Canoa Virou" e o trava-línguas "Lá Vai uma Barquinha".

O reconto é feito para crianças a partir dos três anos, mas toda a família pode participar, escolhendo outras sugestões do livro, como os jogos de adivinhação e a criação de barquinhos de papel, ensinada passo a passo.


Endereço da página: