Folha de S. Paulo


Coleção Folha conta a lenda da Cuca no 4º livro sobre o folclore brasileiro

"Dorme nenê, que a Cuca vem pegar/ Papai foi na roça, mamãe no cafezá."

A famosa canção de ninar evoca o personagem que é tema de "A Cuca e suas Histórias", quarto volume da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças. O título chega às bancas no próximo domingo, 8 de fevereiro.

A música que ajudou muitas crianças a pegarem no sono parte do medo da Cuca, monstro que assusta toda a garotada que não vai cedo para a cama, como os pais pedem.

Quem reconta a história da personagem neste volume da coleção é Silvia Oberg, especialista em literatura infantil e juvenil e doutora em ciência da informação pela Universidade de São Paulo.

De forma lúdica, a autora comenta as várias aparências que a Cuca pode ter. A criatura pode surgir como uma bruxa velha e corcunda, que carrega um saco nas costas e caminha sobre telhados, ou pode ser uma figura com cara de jacaré e patas de gavião.

SÍTIO

A versão do personagem com corpo e cara de jacaré ficou conhecida principalmente por causa dos textos do escritor Monteiro Lobato (1882-1948) adaptados para a TV na série infantil "Sítio do Picapau Amarelo", da Globo.

A produção foi exibida de 1977 a 1986 e, depois, na segunda versão, de 2001 a 2007.

"A história da Cuca provavelmente foi trazida ao Brasil pelos portugueses", diz Oberg, lembrando que há registros sobre o monstrengo neste país e na Espanha.

No Brasil, segundo a autora da versão do conto, as cantigas ajudaram a popularizar a Cuca. O livro é acompanhado de um CD que traz músicas, trovas e a história narrada.

O volume ainda relembra a brincadeira da língua do P e propõe charadas e outros jogos, além de ensinar uma receita do bolo cuca. As ilustrações são de Adilson Farias.


Endereço da página: