Folha de S. Paulo


Jabuti vai ao céu no novo volume da Coleção Folha

Uma animada "Festa no Céu" é o tema do volume 13 da "Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças", que vai às bancas no próximo domingo (13).

Veja como adquirir a coleção

O conto explica o porquê de o jabuti ter o casco todo recortado e encaixado em vários pedaços, coisa que nem sempre teria sido assim.

A história envolve uma dose de dor.

Dizem que, há muitos e muitos anos, no tempo em que o jabuti tinha o casco liso, ia rolar uma festa no céu. Todos os animais com asas estavam excitados para participar. O jabuti, que não tem asas, também.

Mas onde há uma vontade existe um meio. O cascudo, superesperto, resolveu esconder-se na viola do urubu, que levaria seu instrumento para a festa.

Na ida, tudo correu bem. O urubu estranhou um pouco o peso mas voou até a festa. Lá no céu, todas as aves surpresas com a presença do penetra sem asas.

Na volta, nem tudo correu bem. O jabuti escondeu-se novamente na viola do urubu. Só que, numa manobra do pássaro em voo, o jabuti caiu do instrumento e espatifou-se no chão.

Os outros animais apiedaram-se do cascudo e colaram, pedaço a pedaço, seu casco, que ficou todo remendado e marcado por uma boa festa.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

O pato feioso que só depois foi entender por que era rejeitado, o boneco de madeira que gostava de contar mentiras, a menina de sapatos vermelhos que seguia a estrada de tijolos amarelos e a de capuz que se aventurava pelo bosque são alguns dos tipos bem conhecidos que darão as caras nos 25 livros-CD da série.

As 32 páginas de cada volume contam as tramas em ilustrações caprichadas e propõem jogos e atividades para levar o aprendizado além das letras.

Nos CDs, contadores emprestam vozes e sentimentos à história do livro correspondente. Também revelam curiosidades sobre elementos da trama. É a chance de pais, cuidadores e educadores apresentarem fatos novos às crianças.

Exemplos? Dados sobre a baleia azul de "Pinóquio" –o maior animal a jamais pisar ou nadar na Terra, que humilha até os maiores dinossauros–, o Sol a quem o inseto em apuros recorre em "A Formiguinha e a Neve", e os vários tipos de casas para além daquelas que o lobo tenta derrubar pelo sopro em "Os Três Porquinhos".

A coleção inteira pode ser guardada em uma caixa, à venda na Grande São Paulo ou por telefone e internet. Com ela segue o livreto "Para Ler e Colorir", com curiosidades de alguns dos contos e fábulas e, ainda, desenhos para pintar. A diversão está completa.


Endereço da página:

Links no texto: