Folha de S. Paulo


Elis Regina canta tango em novo volume da Coleção Folha

Em 1973, saiu o álbum "Elis", com faixas de, entre outros, Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc. O disco está no quarto volume da Coleção Folha O Melhor de Elis Regina e vai às bancas neste domingo.

Veja como adquirir a coleção

O LP, que teve direção musical de Cesar Camargo Mariano e produção de Marco Mazzola e Roberto Menescal, foi marcado pela interpretação mais contida de Elis.

Fautos Ivan -23.nov.73
A cantora Elis Regina durante apresentação para especial da TV Cultura, em 1973
A cantora Elis Regina durante apresentação para especial da TV Cultura, em 1973

De Gilberto Gil aparecem "Oriente", "Doente, Morena" –escrita com Duda Machado–, "Meio de Campo" e "Ladeira da Preguiça".

A parceria entre João Bosco e Aldir Blanc forneceu a Elis as faixas "Agnus Sei", o tango "Cabaré", "Comadre" e "O Caçador de Esmeralda", esta assinada também por Claudio Tolomei.

Na época, o argentino Astor Piazzolla, expoente do tango moderno, fez turnê pelo Brasil e escutou "Cabaré". Gostou. "Que fabuloso escutar Cabaré'. Está muito bem feito. [...] É puro Piazzolla", disse em entrevista à Folha.

RELEITURAS

Mas nem só de faixas inéditas fez-se o disco. Houve também a releitura de dois clássicos: "Folhas Secas" (de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) e "É com Esse que Eu Vou" (Pedro Caetano).

Os dois sambas causaram impressão pela grande diferença em relação aos seus registros anteriores. Sobre elas, o jornalista Nelson Motta escreveu em seu livro "Noites Tropicais": "Mínima, discreta, sintética, Elis escandia as sílabas com dicção perfeita, dava menos volume à voz, sofisticava as divisões rítmicas, valorizava os silêncios, não desperdiçava nada".

Histórias como essa são relembradas no livro da coleção, escrito pelo jornalista Carlos Calado, que também fala da turnê inédita que Elis empreendeu logo após o lançamento do disco.

Ela seguiu um circuito de auditórios de universidades, no interior de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A mudança de ares era desejada pela cantora, que estava cansada do público certo, seguro e, em certa medida, careta dos programas de televisão, clubes e boates.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: