Folha de S. Paulo


Gato de Botas protagoniza volume da Coleção Folha

Esperto, sagaz, determinado, fiel. Interesseiro, mentiroso, manipulador, ardiloso. Virtudes e vícios convivem em "O Gato de Botas", protagonista do livro-CD da "Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças" que vai às bancas no domingo (dia 30).

Na história, o animal é a herança que recebe o terceiro filho de um finado, após o primogênito herdar um moinho e o segundo um burro.

Veja como adquirir a coleção

Na história, o animal é a herança que recebe o terceiro filho de um finado, após o primogênito herdar um moinho e o segundo um burro.

Reprodução

Desolado pela pouca sorte, o jovem é surpreendido pela sagacidade do animal. Em troca de roupas elegantes e um par de botas, o felino falante sai em busca de um bom casamento para o dono.

Dono que, no papo lançado pelo gato ao rei da região, seria o "Marquês de Carabás". Mentira, claro, mas o gato faz com que ela cole e casa o pobretão com a princesa.

O conto foi registrado pela primeira vez na Itália (século 16), mas foi a versão de Charles Perrault (1628-1703) que ganhou espaço na cultura ocidental. A partir dos escritos do francês, o gato apareceu no balé "A Bela Adormecida", de Tchaikovsky, em curtas da Disney e em longas da DreamWorks, dublado por Antonio Banderas.

No Brasil, uma versão curiosa saiu em 1990, com direção de Wilson Rodrigues, egresso das pornochanchadas. O bem comportado "O Gato de Botas Extraterrestre" teve Mauricio Mattar, Flávia Monteiro, Tônia Carrero, Tony Tornado, Zezé Motta e Zé do Caixão. O papel do gato coube ao ator Heitor Gaiotti, de dezenas de chanchadas.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

O pato feioso que só depois foi entender por que era rejeitado, o boneco de madeira que gostava de contar mentiras, a menina de sapatos vermelhos que seguia a estrada de tijolos amarelos e a de capuz que se aventurava pelo bosque são alguns dos tipos bem conhecidos que darão as caras nos 25 livros-CD da série.

As 32 páginas de cada volume contam as tramas em ilustrações caprichadas e propõem jogos e atividades para levar o aprendizado além das letras.

Nos CDs, contadores emprestam vozes e sentimentos à história do livro correspondente. Também revelam curiosidades sobre elementos da trama. É a chance de pais, cuidadores e educadores apresentarem fatos novos às crianças.

Exemplos? Dados sobre a baleia azul de "Pinóquio" –o maior animal a jamais pisar ou nadar na Terra, que humilha até os maiores dinossauros–, o Sol a quem o inseto em apuros recorre em "A Formiguinha e a Neve", e os vários tipos de casas para além daquelas que o lobo tenta derrubar pelo sopro em "Os Três Porquinhos".

A coleção inteira pode ser guardada em uma caixa, à venda na Grande São Paulo ou por telefone e internet. Com ela segue o livreto "Para Ler e Colorir", com curiosidades de alguns dos contos e fábulas e, ainda, desenhos para pintar. A diversão está completa.


Endereço da página:

Links no texto: