Folha de S. Paulo


Coleção leva Elis de 'Falso Brilhante' às bancas

O terceiro livro-CD da Coleção Folha O Melhor de Elis Regina leva às bancas neste domingo "Falso Brilhante", lançado em fevereiro de 1976.

Veja como adquirir a coleção

O LP registrou um momento especial da carreira de Elis: o espetáculo de mesmo nome que ela apresentava em São Paulo desde 17 de dezembro de 1975 e que ficaria em cartaz, com todos os 1.200 assentos do Teatro Bandeirantes vendidos, por 14 meses.

Reprodução
Capa do disco
Capa do disco "Falso Brilhante" da cantora Elis Regina, lançado em 1976

Mais que um show, era um acontecimento, amparado em 43 canções, cenários, figurinos e outros recursos teatrais. Narrava o nascimento, o auge e a decadência de um artista, cujo talento era esmagado pela indústria.

O livro da coleção relembra preparativos para o show e traz uma resenha da estreia, publicada na Folha em 19/12/1975.

Já o CD tem dez canções gravadas ao vivo, em estúdio, sob a direção de César Camargo Mariano. Entre elas, "Fascinação" e duas de Belchior: "Como Nossos Pais" –um standard da cantora– e "Velha Roupa Colorida".

Sobre a gravação desta última, o produtor, Marco Mazzola, disse: "Sentia que ela estava possuída, de olhos fechados, sem piscar, punhos cerrados. No final [...] eu pulava de alegria e ninguém conseguia controlar o choro".

Outros destaques são três canções dos parceiros João Bosco e Aldir Blanc, e "Gracias a la Vida", da chilena Violeta Parra (1917-1967).

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: