Folha de S. Paulo


25 vezes Elis: Nova coleção revisita carreira da maior cantora brasileira

Neste domingo (23), chegam às bancas os dois primeiros livros-CDs da nova Coleção Folha, dedicada a Elis Regina (1945-1982). Os volumes saem conjuntamente e contrapõem dois momentos da carreira da cantora.

Veja como adquirir a coleção

"Samba Eu Canto Assim" (vol. 2), de 1965, traz a cantora que, após alguns discos lançados ao gosto da gravadora, revela finalmente sua personalidade.

Entre canções de Edu Lobo, Theo de Barros, Vinicius de Moraes e Baden Powell presentes no volume 2, destaca-se "Preciso Aprender a Ser Só", dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Reprodução
Coleção Folha
Coleção Folha "O melhor de Elis Regina - Volume 1"

Em entrevista à Folha, Marcos relembra como a faixa marcou a carreira da gaúcha. "[Até então], as músicas dela eram mais para cima. Preciso' é uma balada de amor, que mostrou às pessoas a intérprete que era, para além da mulher explosiva que arrebatava [em shows e na TV]".

Elis reconhecia a importância da canção. No programa "Ensaio", da TV Cultura, em 1973, ela apontou a execução do tema como a primeira vez em que perceberam que ela "tinha algo a dizer".

Já o primeiro volume, "Elis 1974", exemplifica a produtiva parceria entre a cantora e o pianista e arranjador Cesar Camargo Mariano, então seu marido.

Ele foi o diretor musical do álbum, que tinha faixas criadas por Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc ("Dois pra Lá, Dois pra Cá"), Milton Nascimento e Fernando Brant, entre outros.

O produtor do LP, Marco Mazzola, destaca que pela "concepção dos arranjos e com um ritmo bastante diferenciado dos outros discos, este mostrou uma Elis de uma forma mais solta nos arranjos e na forma de cantar".

A cantora parecia orgulhar-se do resultado. Em uma carta a uma amiga, disse: "Arrisco mesmo a dizer que foi a melhor coisa que nós já fizemos até hoje. Disparado".

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: