Folha de S. Paulo


Menino pobre rouba gigante em novo livro da Coleção Folha

O nono volume da "Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças" vai às bancas neste domingo (16) e conta a história de "João e o Pé de Feijão".

Trata-se de uma história folclórica inglesa, registrada pela primeira vez no começo do século 19. Desde então, foi contada e recontada diversas vezes, com algumas alterações nesse caminho, como seria de se esperar.

Veja como adquirir a coleção

A versão que ilustra o livro-CD da coleção apresenta João como um menino muito pobre, que vivia no campo com sua mãe e seu único animal, uma vaca leiteira.

Reprodução
Reprodução do livro
Reprodução do livro "João e o Pé de Feijão", da Coleção Folha

Após um inverno rigoroso, a mãe do menino vê na venda do animal a única maneira de garantir a subsistência da família. Por isso, manda João vendê-lo no mercado.

A caminho da vila, João encontra um desconhecido e acaba convencido por ele a trocar sua vaca por alguns grãos de feijão supostamente mágicos.

Segundo o desconhecido, os grãos fariam crescer um pé de feijão enorme, que levaria João às nuvens e ao castelo onde um gigante guardava seu tesouro.

Dito e feito. João sobe às nuvens escalando o pé de feijão e dá de cara com o castelo do gigante comedor de criancinhas. Com a ajuda de uma criada, consegue entrar no castelo e furtar um saco de moedas de ouro.

Pego no flagra, o garoto foge, descendo pelo pé de feijão até sua casa. Já o gigante, coitado, é pesado demais para a planta mágica e acaba caindo no mar.

O CD que acompanha o livro ilustrado contém a narração da história e apresenta aos leitores curiosidades sobre o mundo rural.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

O pato feioso que só depois foi entender por que era rejeitado, o boneco de madeira que gostava de contar mentiras, a menina de sapatos vermelhos que seguia a estrada de tijolos amarelos e a de capuz que se aventurava pelo bosque são alguns dos tipos bem conhecidos que darão as caras nos 25 livros-CD da série.

As 32 páginas de cada volume contam as tramas em ilustrações caprichadas e propõem jogos e atividades para levar o aprendizado além das letras.

Nos CDs, contadores emprestam vozes e sentimentos à história do livro correspondente. Também revelam curiosidades sobre elementos da trama. É a chance de pais, cuidadores e educadores apresentarem fatos novos às crianças.

Exemplos? Dados sobre a baleia azul de "Pinóquio" –o maior animal a jamais pisar ou nadar na Terra, que humilha até os maiores dinossauros–, o Sol a quem o inseto em apuros recorre em "A Formiguinha e a Neve", e os vários tipos de casas para além daquelas que o lobo tenta derrubar pelo sopro em "Os Três Porquinhos".

A coleção inteira pode ser guardada em uma caixa, à venda na Grande São Paulo ou por telefone e internet. Com ela segue o livreto "Para Ler e Colorir", com curiosidades de alguns dos contos e fábulas e, ainda, desenhos para pintar. A diversão está completa.


Endereço da página:

Links no texto: