Folha de S. Paulo


'O Mágico de Oz' é o oitavo volume da Coleção Folha

"O Mágico de Oz" vai às bancas no próximo domingo (dia 9), dentro da "Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças". O oitavo volume revisita a personagem Dorothy e seu cãozinho Totó, que, após uma tempestade na fazenda onde viviam, são transportados para um reino encantado.

Veja como adquirir a coleção

O livro-CD da série reconta a história do norte-americano L. Frank Baum (1856-1919), que deu origem a diversas adaptações. A mais famosa delas foi o filme vencedor de dois Oscars na premiação de 1940, que imortalizou Judy Garland no papel da menina do interior do Kansas.

ALÉM DO ARCO-ÍRIS

A trama faz parte da cultura do mundo ocidental. A casa de Dorothy voa pelos ares, levando a menina e o cão para Oz, terra de bruxas boas, de bruxas más e, claro, do mágico de Oz, o mais poderoso de todos.

Buscando a ajuda dele para voltar a sua fazenda, Dorothy calça sapatos vermelhos mágicos e segue pela estrada de tijolos dourados, que a levaria até a Cidade das Esmeraldas, morada do mágico.

No trajeto, Dorothy faz três amigos: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Medroso. Cada um deles, por seus motivos, deseja falar com o mágico. Assim, a trupe é logo formada para a viagem.

O grupo passa por diversas aventuras, como ter de enfrentar e derrotar uma das bruxas más da região. Mas tudo vale a pena porque, afinal, como diz a garota Dorothy em uma cena marcante do longa premiado, "não há lugar como o nosso lar".

Reprodução
Reprodução do volume 8 da
Reprodução do volume 8 da "Coleção Folha - Contos e Fabulas para crianças"

A COLEÇÃO

O pato feioso que só depois foi entender por que era rejeitado, o boneco de madeira que gostava de contar mentiras, a menina de sapatos vermelhos que seguia a estrada de tijolos amarelos e a de capuz que se aventurava pelo bosque são alguns dos tipos bem conhecidos que darão as caras nos 25 livros-CD da série.

As 32 páginas de cada volume contam as tramas em ilustrações caprichadas e propõem jogos e atividades para levar o aprendizado além das letras.

Nos CDs, contadores emprestam vozes e sentimentos à história do livro correspondente. Também revelam curiosidades sobre elementos da trama. É a chance de pais, cuidadores e educadores apresentarem fatos novos às crianças.

Exemplos? Dados sobre a baleia azul de "Pinóquio" –o maior animal a jamais pisar ou nadar na Terra, que humilha até os maiores dinossauros–, o Sol a quem o inseto em apuros recorre em "A Formiguinha e a Neve", e os vários tipos de casas para além daquelas que o lobo tenta derrubar pelo sopro em "Os Três Porquinhos".

A coleção inteira pode ser guardada em uma caixa, à venda na Grande São Paulo ou por telefone e internet. Com ela segue o livreto "Para Ler e Colorir", com curiosidades de alguns dos contos e fábulas e, ainda, desenhos para pintar. A diversão está completa.


Endereço da página:

Links no texto: