Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz célebre conto da 'Chapeuzinho Vermelho'

Neste domingo, as bancas recebem o sétimo livro-CD da "Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças", dedicado a contar a história da "Chapeuzinho Vermelho".

A protagonista é devorada por um lobo mau que a leva na conversa, mas é depois resgatada com vida da barriga do animal, graças à ajuda de um caçador.

Veja como adquirir a coleção

O lobo comilão –que também havia enganado e engolido a avó da garota– não surge na trama do nada. Sua presença é o que fomenta a discussão moral que se mantém até hoje, e que se traduz na advertência bem direta às crianças: "Não fale com estranhos!".

Reprodução
Reprodução do volume 7 da Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças
Reprodução do volume 7 da Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças

Se Chapeuzinho tivesse seguido as orientações de sua mãe à risca, teria ido diretamente à casa da avó doente com a cesta de doces, sem tomar atalhos nem dar ouvidos ao lobo.

A advertência contida na história –que já chegou a ser tachada de machista e repressora da liberdade feminina– é antiga.

Já no fim do século 17, o francês Charles Perrault registrou por escrito a história de Chapeuzinho e outras como "A Bela Adormecida" e "A Gata Borralheira" (ou "Cinderela"), que circulavam pela Europa havia séculos.

A partir do trabalho do autor, contos de fadas ganharam importância nos séculos seguintes, também impulsionados pelos registros dos irmãos Grimm e, claro, pelos filmes e animações.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

O pato feioso que só depois foi entender por que era rejeitado, o boneco de madeira que gostava de contar mentiras, a menina de sapatos vermelhos que seguia a estrada de tijolos amarelos e a de capuz que se aventurava pelo bosque são alguns dos tipos bem conhecidos que darão as caras nos 25 livros-CD da série.

As 32 páginas de cada volume contam as tramas em ilustrações caprichadas e propõem jogos e atividades para levar o aprendizado além das letras.

Nos CDs, contadores emprestam vozes e sentimentos à história do livro correspondente. Também revelam curiosidades sobre elementos da trama. É a chance de pais, cuidadores e educadores apresentarem fatos novos às crianças.

Exemplos? Dados sobre a baleia azul de "Pinóquio" –o maior animal a jamais pisar ou nadar na Terra, que humilha até os maiores dinossauros–, o Sol a quem o inseto em apuros recorre em "A Formiguinha e a Neve", e os vários tipos de casas para além daquelas que o lobo tenta derrubar pelo sopro em "Os Três Porquinhos".

A coleção inteira pode ser guardada em uma caixa, à venda na Grande São Paulo ou por telefone e internet. Com ela segue o livreto "Para Ler e Colorir", com curiosidades de alguns dos contos e fábulas e, ainda, desenhos para pintar. A diversão está completa.


Endereço da página:

Links no texto: