Folha de S. Paulo


Decoração inspirada na Ásia está na Coleção Folha

Os modos de vida asiáticos inspiram o volume 19 da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas no domingo (dia 16).

O exotismo do continente impressiona o Ocidente há séculos, desde os primeiros contatos comerciais. Com a atual importância econômica da região, natural que o interesse fosse alimentado.

Reprodução
Reprodução do livro
Reprodução do livro "Asiático" da Coleção Folha Design de Interiores

Cinco projetos apresentados no livro revelam a atualidade do estilo asiático em casas de lugares como Indonésia, China, Japão e Caribe.

Na Indonésia, uma casa de madeira e vidro integra-se com a paisagem e as raízes culturais da ilha de Java. Os ambientes são distribuídos pelas regras do fluxo de energia do feng shui. A teoria filosófica, ligada ao taoísmo, é uma constante do estilo.

Em Pequim, uma casa-escritório ocupa 2.000 metros quadrados de um antigo templo e privilegia altas colunas e cobertura original em caixotões de madeira. Também respeita a estética do vazio, tão asiática, que reduz a decoração ao mínimo.

Do interior do Japão, o volume traz uma casa que condensa a essência da construção nipônica: tatames, portas corrediças, paredes de papel de arroz e sala de chá como principal cômodo. Corpo, natureza e espaço em equilíbrio.

Veja como adquirir a coleção

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos –incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção– são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: