Folha de S. Paulo


Coleção Folha exalta o elemento étnico em decorações

Interações entre europeus e o resto do mundo inspiram o volume 16 (estilo colonial) e também o 17 (étnico) da Coleção Folha Design de Interiores; este vai às bancas no próximo domingo (2/2).

Na decoração, o termo étnico engloba estilos como o indiano, o africano, o brasileiro, o mexicano, o marroquino e o asiático. Para o olhar europeu, essas regiões são exóticas, e seus materiais e cores fortes exprimem a personalidade dos lugares, povos e saberes seculares.

Reprodução
Reprodução do livro
Reprodução do livro "Étnico", da Coleção Folha Design de Interiores

No livro da coleção, cinco projetos espalhados pelo mundo exploram possibilidades da linguagem.

No Caribe, a estilista Donna Karan construiu um refúgio inspirado em Bali. Madeira, vidro e tecidos coloridos remetem à ilha indonésia.

No México, a decoradora Lina Botero, filha do artista colombiano Fernando Botero, alia obras do pai, móveis clássicos e contemporâneos ao artesanato mexicano pré-colombiano e folclórico em sua casa luxuosa.

No litoral do Quênia, materiais locais fazem uma mansão de paredes curvas e telhados de folhas de palmeira.

Outros dois projetos –na Índia e na Itália– recorrem a móveis, tecidos e peças de antiquário para recriar a atmosfera de terras distantes.

Veja como adquirir a coleção

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos –incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção– são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: