Folha de S. Paulo


Coleção Folha mostra casas decoradas no estilo colonial

Casas inspiradas nas viagens dos europeus pelo mundo então desconhecido estão no volume da Coleção Folha Design de Interiores que vai às bancas no domingo (26), dedicado ao estilo colonial.

O 16º volume da série apresenta quatro projetos: um palácio de portugueses na Índia, uma casa de veraneio às margens do lago Michigan, nos EUA, e duas casas de praia, em Malibu, Califórnia, e em Punta Piedra, México.

As residências selecionadas revelam a paleta de cores típica do estilo, dominada por tons da natureza e da terra: argila, areia, bege, verde, marrom, azul e branco.

Reprodução
Reprodução do livro Design de Interiores - Colonial, 16º volume da coleção
Reprodução do livro Design de Interiores - Colonial, 16º volume da coleção

Também são usados móveis coloniais, construídos por artesãos e improvisados com madeiras do Novo Mundo, principalmente carvalho, cerejeira e mogno. Os objetos têm formas simples e privilegiam a praticidade.

A casa do estilo tem armários e aparadores sob medida de madeira entalhada, objetos de época (como lampiões de ferro), acessórios de parede e utensílios simples de cozinha (antigos ou imitações).

Colchas e almofadas feitas a mão, dispostas sobre camas com dossel e sofás de grandes proporções, tapetes artesanais jogados sobre pisos de madeira e toalhas brancas antigas, com detalhes manuais, também ajudam a compor o estilo.

Veja como adquirir a coleção

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos –incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção– são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: