Folha de S. Paulo


Coleção Folha mostra inspiração e detalhes do estilo campestre

A casa campestre está no volume 13 da Coleção Folha Design de Interiores, que chega às bancas no domingo, dia 5. As residências do estilo reúnem ambientes discretos para cultivar o ócio, imersos em cenários naturais distantes da agitação urbana.

Veja como adquirir a coleção

A inspiração vem de longe. Desde a antiguidade romana, as villas ("casas de campo") já tinham seu lugar, que mantêm até a atualidade, como demonstram os cinco projetos apresentados neste livro da coleção.

É o caso da residência que abre o volume, do designer de joias Antonio Bernardo, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Reprodução
Reproducao do livro
Reprodução do livro "Campestre", da Coleção Folha Design de Interiores

Madeira aparente na construção e no mobiliário de Sérgio Rodrigues conversam com o relevo acidentado do terreno, plenamente integrado ao espaço da casa.

Nos demais projetos, no interior italiano, elementos muito característicos aparecem: pórticos, galerias vazadas, varandas, terraços, caminhos descobertos, pátios.

Eles vêm para criar continuidade entre dentro e fora, entre a parte da casa e a natureza no seu exterior.

Nos interiores, predominam cores quentes, madeira maciça, ferro forjado, tecidos e decoração floral.

Piso em terracota, paredes de tijolo e tetos com vigas de madeira aparentes trazem aconchego.

Acessórios são muito importantes. Lustres vintage, ferros de passar antigos e panelas de cobre penduradas ajudam a definir o estilo. Os detalhes são essenciais para compor essa alternativa ""ou refúgio"" à vida nas cidades.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos –incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção– são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: