Folha de S. Paulo


Design oriental é tema do novo volume da Coleção Folha

O chamado Oriente, tema do volume 12 da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas no próximo domingo, dia 29, reúne, na verdade, vários orientes.

Veja como adquirir a coleção

Entre Turquia e a península arábica, os confins da China e do Japão, a populosa Ásia que espalha-se por dezenas de países, existem diversas civilizações milenares agrupadas sob essa única alcunha oriental.

Há séculos que a região habita o imaginário ocidental, o que se nota até na decoração de casas europeias e americanas. O livro da coleção traz cinco projetos arquitetônicos, realizados no Marrocos, numa ilha do Mediterrâneo, no interior da Itália e na cosmopolita Milão.

Reprodução
Reprodução do livro Design de Interiores - Oriental, da Coleção Folha
Reprodução do livro Design de Interiores - Oriental, da Coleção Folha

Todos eles inspiram e exalam ares orientais.

Pátios e jardins internos, divisórias, cortinados e biombos, mármores típicos dos antigos banhos e ricos tapetes são a cara da Turquia, do Oriente Médio e de áreas adjacentes, inclusive do norte da África.

Merecem destaque os muxarabis –balcões árabes protegidos por treliças finas de madeira–, reinterpretados em casas e edifícios modernistas para gerar conforto térmico e luminosidade.

Incrustação na madeira, revestimentos de cerâmica e móveis envernizados saíram da África Saariana para o mundo, e marcam presença na decoração de casas de praia de regiões tão diferentes quanto Espanha, Brasil e Caribe.

Já o Extremo Oriente aparece em vasos de porcelana, espelhos, camas com dossel e papéis de parede inspirados na China e no Japão antigos.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos –incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção– são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: