Folha de S. Paulo


Livro de William Faulkner inspira filme da Coleção Folha

Adaptar um livro como "O Som e a Fúria" para o cinema significa encarar desafios como o de traduzir tramas intrincadas. É isso o que faz o diretor Martin Ritt na adaptação homônima, que a "Coleção Folha Grandes Livros no Cinema" lança no dia 29.

Veja aqui como adquirir a coleção

Escrito em 1929, o romance do norte-americano William Faulkner (1897-1962) marcou época pela narrativa livre de convenções, alternando tempos e narradores.

Reprodução
Stuart Whitman e Joanne Woodward em cena do filme
Stuart Whitman e Joanne Woodward em cena do filme "O Som e a Fúria" (1959), adaptação do livro homônimo de William Faulkner

No longa "O Som e a Fúria", de 1959, a linearidade hollywoodiana substitui fluxos de consciência e monólogos interiores.

Na trama, uma família falida tenta manter as aparências. Mas a volta da desgarrada Caddy (Margaret Leighton) revela velhos segredos e desejos. Os protagonistas são a filha de Caddy, Quentin (Joanne Woodward) e seu tio Jason (Yul Brynner).

Esplendor e ruína do Sul dos EUA, cerne da obra do autor –Nobel de literatura de 1949–, ganham no filme tom de melodrama sobre a condição feminina, mas boas atuações garantem o resultado.


Endereço da página:

Links no texto: