Folha de S. Paulo


Coleção Folha destaca estilo provençal de decoração

Os ideais de uma vida simples e sem preocupações inspiram o estilo provençal de decoração, tema do volume que a Coleção Folha Design de Interiores leva às bancas no próximo domingo (22/12).

Veja como adquirir a coleção

A pequena área do sudeste da França, próxima à fronteira com a Itália, é famosa por seus campos azuis e lilases de lavandas e alfazemas, além de suas belas residências rurais.

Cidades do interior da região, como Arles, Aix-en-Provence e Avignon, ou junto ao mar, como a badalada Saint Tropez, marcaram o imaginário dos decoradores da década de 1980, auge do estilo.

A proximidade ao mar Mediterrâneo inspira a construção em pedra clara aparente, típica da Provença, que tem em Marselha sua maior cidade e principal porto.

Reprodução
Reprodução de página do livro
Reprodução de página do livro "Provençal" da Coleção Folha Design de Interiores

Nos interiores das quatro casas apresentadas no volume da coleção, destacam-se antiguidades do século 19 –como camas de ferro, cristaleiras e estantes–, sótãos convertidos em dormitórios, guirlandas de flores secas, muita cerâmica branca ou com detalhes florais e colchas de algodão.

E cestos, vários deles. Guardando madeira para a lareira da sala de estar, sabonetes nos banheiros ou servindo de baús para o enxoval nos quartos, eles podem aparecer em todos os cômodos de uma casa provençal.

Molduras de janelas e portas e móveis de madeira, estes muitas vezes revestidos de tecidos brancos ou com estampas florais, são também uma constante dos projetos ilustrados no livro.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos –incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção– são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: