Folha de S. Paulo


Filme adapta mito alemão de Fausto na Coleção Folha

Deus e o diabo coexistem em um homem e em uma nação no filme alemão "Doutor Fausto", de 1982, que a "Coleção Folha Grandes Livros no Cinema" leva às bancas no domingo (22).

Veja aqui como adquirir a coleção

O longa, dirigido por Franz Seitz, adapta os principais episódios do livro escrito em 1947 por Thomas Mann, que relê o mito de Fausto.

Na versão de Goethe (1749-1832), o personagem é o médico que assina com sangue um pacto com Satanás em troca de glória terrena.

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Doutor Fausto" (1982), adaptação da obra de Thomas Mann

No romance de Mann (1875-1955), vencedor do Nobel em 1929, quem trava o pacto é o músico Adrian Leverkühn.

Obcecado com a perfeição artística, Adrian transa com uma prostituta vítima de sífilis, com o desejo de se infectar. Ele vê na loucura provocada pela doença, então incurável, a chance de criar uma obra que ultrapassasse tudo já feito.

Em meio a um delírio, o pacto é feito e o músico passa a compor obras impressionantes. Mas o preço é alto: ele não consegue sentir amor por pessoa alguma. As tentativas com uma mulher, um jovem músico e uma criança são frustrantes e fatais.

O mito é relido com a Segunda Guerra Mundial em mente. A aliança demoníaca do artista, para buscar a beleza em um mundo que perdeu o encanto, emula a adesão do povo alemão ao nazismo.


Endereço da página:

Links no texto: