Folha de S. Paulo


Adaptação de clássico italiano, 'O Deserto dos Tártaros' chega às bancas

Os sonhos de uma vida plena, contrastados à angústia da espera por que algo aconteça de fato, movem "O Deserto dos Tártaros", filme da "Coleção Folha Grandes Livros no Cinema" que vai às bancas no domingo, dia 15.

Veja aqui como adquirir a coleção

Na produção franco-ítalo-alemã de 1976, o jovem tenente Giovanni Drogo (o ator Jacques Perrin) parte em sua primeira missão oficial, esperançoso de realizar suas aspirações de grandeza.

Divulgação
Os atores Giuliano Gemma e Jacques Perrin em cena de
Os atores Giuliano Gemma e Jacques Perrin em cena de "O Deserto dos Tártaros", adaptação da obra homônima de Dino Buzzati

No entanto, ele é enviado a uma fortaleza de hierarquia rígida numa fronteira desolada, à beira de um deserto e de uma montanha gelada. O ataque inimigo --sempre anunciado como iminente, mas que nunca se realiza-- faz a ameaça parecer maior.

A espera pelo inimigo, convertida na razão de ser e viver daqueles homens, é uma alegoria da existência humana, consumida na espera, dominada por gestos repetitivos nos quais busca-se sentido.

O filme de Valerio Zurlini é baseado no romance homônimo de 1940 do escritor e jornalista italiano Dino Buzzati (1906-1972). O longa e seu diretor foram eleitos os melhores do ano pela Academia Italiana de Cinema, em 1977.

O elenco tem nomes importantes na Europa à época, como o sueco Max von Sydow e os italianos Giuliano Gemma, premiado pela mesma Academia pelo papel, e Vittorio Gassman.

Além dos atores, belíssimas imagens --feitas na fronteira entre Irã e Afeganistão-- ajudam a expressar a angústia sem motivo aparente.


Endereço da página:

Links no texto: