Folha de S. Paulo


Mediterrâneo é tema do 7º volume da Coleção Folha Design de Interiores

O estilo mediterrâneo de arquitetura e decoração inspira o sétimo volume da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas neste domingo, dia 24.

Veja como adquirir a coleção

As paredes de pedra que se alternam com outras branquinhas, tratadas com cal, os pátios internos e os terraços amplos são o destaque do estilo, comum nas costas espanhola e italiana, nas ilhas gregas, em Bodrum, Turquia, em Tel-Aviv, Israel, e no litoral líbio e tunisiano.

Alberto Ferrero
Sala com sofá central e arandela de inspiração marroquinha, em casa na ilha grega de Páxos
Sala com sofá central e arandela de inspiração marroquinha, em casa na ilha grega de Páxos

Essa vasta região do mundo é marcada pelo clima ameno, que permite que o interior da casa e a área externa se interpenetrem. Terraços e esplanadas cheias de tapetes, sofás, pufes e almofadas são uma continuação natural e sem interrupção da sala de estar. Até mesmo a mesa de refeições pode ficar ao ar livre.

O livro da coleção apresenta seis projetos que exploram o estilo. Uma casa na costa amalfitana (Itália), outra em uma baía grega e um apartamento em Israel são moradas construídas em madeira e pedras, com longos bancos de alvenaria.

Os projetos revelam traços fortes de influência árabe, como os telhados planos, perfeitos para admirar o céu, e os revestimentos de cerâmica artesanal. Também merece destaque a presença abundante da água, em banheiras e piscinas que proporcionam conforto térmico.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos --incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção-- são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: