Folha de S. Paulo


Estilo vintage é destaque na Coleção Folha Design de Interiores

O sexto volume da Coleção Folha Design de Interiores leva às bancas no domingo, dia 17/11, o estilo vintage, inspirado nas tendências das décadas de 1950 a 1980, principalmente.

Veja como adquirir a coleção

O retorno ao passado não é puro saudosismo. Buscam-se as cores, os elementos gráficos e o mobiliário de outros tempos para preencher um ambiente com a história dos moradores, as lembranças da infância, as imagens dos filmes que marcaram sua vida.

Reprodução
Ambiente com características do século 18 recebe peças de períodos diferentes
Ambiente com características do século 18 recebe peças de períodos diferentes

O efeito pode ser obtido com papéis de parede que reproduzem estampas clássicas, com móveis restaurados ou reformados ou com objetos de design atuais que recriam itens clássicos.

Um exemplo de clássico revisitado são as geladeiras de formas arredondadas, atualmente fabricadas em cores berrantes e diversos tamanhos.

Na decoração de uma casa vintage, vão super bem as peças fora de catálogo que compunham o imaginário cultural da época.

Vale tudo: máquinas de fliperama, bombas de gasolina, batedeiras, geladeiras, vitrolas, aparelhos de rádio ou TV, ventiladores cromados, cadeira do barbeiro ou do dentista.

Todos esses objetos podem ser garimpados em antiquários, bazares beneficentes, mercados de pulga ou, puro luxo, simplesmente achados no quartinho de bagunça da família.

O volume da coleção apresenta seis projetos de casas vintage. Merecem destaque uma vila no meio de um bosque, na região de Como (Itália), que remete a lembranças de família e a viagens a lugares distantes, e um apartamento em Ibiza, na Espanha.

Na badalada ilha espanhola, o vintage ajuda a compor uma casa tranquila na medida em que respeita o piso original, de ladrilho multicolorido, sobre o qual moveis sóbrios restaurados misturam-se a cadeiras de plástico moderninhas.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos --incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção-- são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: