Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz estilo único de casarões e fazendas da Toscana

"Gladiador", "O Paciente Inglês", "Beleza Roubada" e "Uma Janela para o Amor" são filmes que não têm quase nada em comum, exceto o fato de terem sido parcial ou totalmente rodados na Toscana, na Itália.

A pitoresca região do centro daquele país é a inspiração desses filmes e do estilo apresentado no quarto volume da Coleção Folha Design de Interiores, que chegou às bancas no último domingo, dia 3.

Veja como adquirir a coleção

As 80 páginas da obra revelam como as casas de fazenda e os casarões renascentistas toscanos foram restaurados e ganharam novos usos, inspirando até hoje trabalhos de arquitetura e decoração pelo mundo.

Brando Cimarosti
Quarto de residência na região de Chianti tem camas de ferro do século 19 e berço em ferro forjado e pintado de branco
Quarto de residência na região de Chianti tem camas de ferro do século 19 e berço em ferro forjado e pintado de branco

Fotos, plantas e croquis compõem a apresentação de cinco projetos de restauro e reutilização de espaços antigos, executados com respeito ao estilo toscano e incorporando antiguidades de origens diversas a ambientes atuais.

Entre os projetos, há o de um pequeno teatro que hoje serve de residência a um artista, o de um casarão convertido em uma pousada e o de uma fazenda na Sicília que explora o turismo rural.

Todos esses locais partilham características essenciais do estilo toscano: rusticidade, funcionalidade e palheta de cores quentes --terracota, bordô, dourado, cobre e laranja--, que remetem aos dias ensolarados comuns na região.

No campo dos materiais, destaque para as telhas curvas de terracota, as vigas aparentes e os pisos de lajotas de pedra ou de tijolo, que valorizam os métodos artesanais.

O passado agrícola toscano também influencia móveis e utensílios originais que adornam os ambientes, feitos em ferro batido, cobre, madeira, cerâmica e pedra.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos --incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção-- são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: