Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz duas versões no cinema para conto de Allan Poe

Uma mesma casa não pode cair duas vezes, mas o volume 13 da "Coleção Folha Grandes Livros no Cinema" traz duas boas adaptações para um argumento sobre a decadência da morada de uma família.

Veja aqui como adquirir a coleção

O sombrio conto "A Queda da Casa de Usher", de Edgard Allan Poe (1809-1849), precursor da literatura policial e de terror, é a base dos roteiros de dois filmes distintos.

No papel, o conto mescla morte e sobrenatural para tratar da passagem do tempo, de decadência familiar, inadequação social, criação artística e loucura. A letra deu origem às duas adaptações apresentadas no DVD.

O "lado A" é a coloridíssima versão hollywoodiana dirigida por Roger Corman em 1960. Um jovem chega à casa onde sua noiva vive com um sinistro irmão (Vincent Price), que acredita que a família está condenada por uma maldição. A noiva morre e é enterrada numa cripta, apenas para que o ex-noivo descubra os segredos da casa.

Divulgação
Vincent Pryce e Myrna Fahey em cena de
Vincent Pryce e Myrna Fahey em cena de "A Queda da Casa de Usher" (1960), adaptação para o conto homônimo de Allan Poe

Talvez ainda mais interessante é o filme impressionista francês de 1928, dirigido por Jean Epstein, incluído entre os extras do DVD.

Este lado B em preto e branco assusta ao abusar do surrealismo. Destaque para a boa seleção de músicas adicionadas ao filme mudo. Impossível não pensar em como teria sido recebido pelo público nos primórdios do cinema.


Endereço da página:

Links no texto: